Cetur e Sebrae analisam certificação para turismo

Acontece|Atualidades|Sebrae

Para um desenvolvimento sustentável do turismo, sem expor os turistas a um perigo excessivo à sua segurança e integridade física, faz-se necessário investir em normas e procedimentos que estabeleçam um padrão mínimo de qualidade para a prestação desses serviços.

Buscando o apoio do Sebrae para desenvolver atividades do segmento, o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio, participou na última  quinta-feira, 28 de julho, de uma reunião com o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Vinicius Lages.

Sampaio busca o apoio do Sebrae principalmente para o desenvolvimento das atividades do Comitê Brasileiro de Turismo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-54), no qual ele é representante da CNC.

O ABNT/CB-54 é responsável por normatizar no campo do turismo – hotéis, restaurantes, agências de viagem e operação de turismo entre outros – produtos e serviços do setor, além de elaborar normas para as ocupações e competências das atividades do setor, como foi o caso do desenvolvimento de normas técnicas e de segurança para o turismo de aventura, por exemplo.

O Comitê Brasileiro de Turismo da ABNT está reativando a Comissão de Estudo de gestão da sustentabilidade em meios de hospedagem, para acompanhar o trabalho do Comitê Técnico de Turismo da ISO que debate internacionalmente as normas para meios de hospedagem ambientalmente amigáveis. Na ocasião, Vinicius Lages também apresentou o modelo de gestão do Sebrae ao presidente do Cetur da CNC.

Sebrae 1

Saiba mais:

Além de leis, muitas normas e certificações vêm surgindo com o intuito de permitir a empresas que planejem e executem suas atividades de acordo com os princípios estabelecidos para o turismo sustentável.

Por meio de normas e um sistema de certificação criados pelo Programa de Certificação em Turismo Sustentável – PCTS, as empresas que atuam no setor de turismo, em especial as micro e pequenas, podem aumentar seu desempenho nas áreas econômica, ambiental, cultural e social de maneira sustentável.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter