Cinema São Luiz é vendido ao Governo do Estado do Ceará

Acontece

O prédio do Cine Theatro São Luiz, localizado no centro de Fortaleza, é considerado um patrimônio histórico do Ceará, por ser um dos símbolos arquitetônicos e culturais da capital, de acordo com a Secretaria de Cultura (Secult). Sua construção começou em 1939, em projeto de Humberto da Justa Menescal, e foi concluída e inaugurada em 1958. Em 1991 o prédio foi tombado pelo Estado.

O Cinema São Luiz, antes pertencente ao Grupo Severiano Ribeiro, foi comprado por R$ 2,2 milhões nesta segunda-feira (24), pelo Governo do Estado do Ceará. O contrato foi assinado pelo Governador do Estado Cid Gomes, em um ato na Praça do Ferreira, com a presença do Secretário de Cultura do Ceará, Francisco Pinheiro, e do representante da família Severiano Ribeiro, Luiz Henrique Severiano Ribeiro. O cinema tem capacidade para 1.500 pessoas e tem uma aparência rústica e decoração em gesso, revelando traços da cultura da nossa cidade e das influências estrangeiras nos monumentos arquitetônicos.

Francisco Pinheiro informou que o Cine Theatro São Luiz será reativado, para que se torne um equipamento público cultural, favorecendo as estratégias de fomento à cultura. Pinheiro afirmou ainda que “não existe possibilidade de reforma nesse cinema. O patrimônio tombado não pode ser reformado. A nossa equipe vai fazer a restauração”.

Em relação à programação do Cine não há ainda nenhuma informação, ela somente será definida após o restauro do prédio. Porém, tudo indica que será uma programação semelhante à do Theatro José de Alencar.

 

Foto: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter