Acessórios para amamentação: quais são necessários e o que você precisa saber

Comportamento|Dicas|Pais e filhos

Estamos na Semana Mundial do Aleitamento Materno e como o No Pátio sabe que amamentar é, sem dúvidas, uma das melhores coisas da vida materna – mas nem sempre é fácil, principalmente no início, decidimos falar sobre alguns produtos que podem auxiliar nesse processo, tornando-o mais confortável e prazeroso.

A imensa maioria das mulheres pode amamentar seu filho sem a necessidade de dispositivos especiais. Existem muitos produtos no mercado, mas deve-se evitar o uso abusivo e desnecessário. Vamos conhecer aqui alguns acessórios para amamentação e em que circunstâncias eles são realmente indicados.

Acessórios para amamentação 2

◊ Almofada de amamentação

Pode parecer frescura, mas ela ajuda muito a manter a postura, evitar dor nas costas e colocar o bebê na altura correta para a amamentação, possibilitando também o contato visual com a mãe. Existem vários modelos no mercado! Procure o que mais te agrada. Evite os enchimentos muito moles, os mais firmes mantém o seu formato por mais tempo e auxiliam na sustentação. Importantíssimo, o modelo tem que ser facilmente lavável. Você precisará fazer isso muitas vezes!

◊ Conchas

Feitas para coletar o excesso da produção de leite, auxilia na formação do bico, evita rachaduras e permite a ventilação. Deve ser usado sob o sutiã. Os formatos, tamanhos e modelos variam de acordo com a marca.

Entretanto, vale ressaltar que a pressão das conchas pode traumatizar o mamilo. Também não é recomendado o uso de conchas para coleta de leite devido o alto risco de contaminação bacteriana.

Acessórios para amamentação 7

◊ Bico de Silicone

Poderá ser muito útil para auxiliar na pega do seio e também em momentos de rachaduras. Não há comprovação de que eles sejam seguros para a manutenção da lactação, nem que garantam a produção de volumes adequados de leite para proporcionar o ganho de peso que o bebê precisa. Por isso, seu uso deve ser limitado e a mulher acompanhada rigorosamente até que o acessório não seja mais usado.

◊ Máquina de tirar leite

Existem modelos manuais e elétricas, encontre o modelo que te agrada mais e cabe no seu bolso. Elas ajudam a estimular a produção (quando necessário), continuar a amamentação quando a mãe se ausenta em uma parte do dia e aliviar as dores de desconfortos quando o seio empedra, ou a produção ainda não está regulada.

Acessórios para amamentação 4◊ Sutiã de Amamentação

Dos acessórios para amamentação esse sem dúvida será um super aliado. É preciso que ele tenha sustentação, seja confortável e se adeque a cada momento do dia, afinal você precisará inclusive dormir com ele. A grande diferença desse tipo de sutiã é a facilidade de abrir e fechar.

Lembre-se de comprar o tamanho certo, a tendência é o seu seio aumentar pelo menos um número neste período.

◊ Curativos de gel

Os curativos na forma de disco a base de gel, contêm glicerina, água e poliacrilamida. A utilização destes curativos aumenta a chance de infecção tanto pelo contato frequente da lesão com a mucosa oral do bebe, quanto pela flora da pele da mãe, e ainda pela presença do próprio leite materno. Como o efeito bactericida da glicerina não é instantâneo, e também pode haver contaminação pela mão da mãe, seu uso não é recomendado.

◊ Protetores descartáveis

Com função semelhante as conchas de amamentação, os protetores descartáveis são bons por serem discretos e com alta absorção (sem riscos de vazamento), contudo abafam o seio, o que pode propiciar fungos. Portanto, lembre-se de trocar com frequência e intercale o uso dos dois acessórios.

Acessórios para amamentação 5

Como cuidar e preparar os seus seios diariamente

– Comece o seu banho sempre pela cabeça para que não corra o risco de ficar com restos de shampoo, condicionador e coisas do gênero nos seios;
– Durante o banho, lave os seios apenas com água, pois sabonetes podem ressecar a sua pele, fazendo com que os seus mamilos rachem ou piorem as rachaduras. É importante também tomar cuidado com outros produtos de higiene pessoal como desodorantes, talcos, perfumes, etc;
– Depois do banho, seque os seios com uma toalha de algodão, dando leves batidinhas;
– Vista o sutiã de amamentação;
– Use a concha de seio ou o absorvente de seio. Feche o sutiã.

Amamentar é tudo de bom! Que bom seria se todos pudessem passar por essa experiência. A boa notícia é que toda a dificuldade com a amamentação deve acabar em algumas semanas, aí você pode parar de usar os acessórios para amamentação que achar que não precisa mais.

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter