Em épocas de crise encontrar um emprego é uma tarefa extremamente complicada. Nesse período difícil, quem possui cursos técnicos conta com oportunidades melhores no mercado de trabalho. Para quem tem interesse em investir nesse tipo de formação e ampliar as possibilidades profissionais, a Pró-reitoria de Ensino, através do Departamento de Ingressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), anunciou que nesta próxima semana estará abrindo inscrições para o Processo Seletivo 2016.2.
Os cursos técnicos integrados e subsequentes são para os campi de Fortaleza e Sobral. O período de inscrições vai até o dia 19 de agosto de 2016. Confira abaixo maiores informações!
Na capital, são contemplados os cursos de Edificações, Eletrotécnica, Informática, Mecânica Industrial, Química, Telecomunicações, Instrumento Musical, Segurança do Trabalho e Guia de Turismo.
Já no campus de Sobral, as vagas são destinadas para os cursos de Agroindústria, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho. Ao todo, nas duas unidades, são 615 vagas disponibilizadas.
Os cursos técnicos integrados são planejados de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio. Poderão inscrever-se para essa modalidade os estudantes que, no ato da matrícula, apresentem comprovante de conclusão do Ensino Fundamental. Os cursos subsequentes, por sua vez, são ofertados a quem já tenha concluído o Ensino Médio.
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via Internet, das oito horas do dia oito até às 18 horas do dia 19 de agosto de 2016, mediante o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$40,00, por meio de boleto bancário. Os candidatos ao curso de Técnico em Instrumento Musical pagarão um adicional de R$10,00 (dez reais) referente ao Teste de Aptidão Musical.
A prova de conhecimentos gerais e redação para os candidatos aos cursos técnicos integrados está marcada para o dia onze de setembro. Uma semana depois (18/09), serão aplicadas as provas dos cursos da modalidade subsequente. O resultado final para as duas categorias deve ser divulgado no dia 13/10.
Diferente dos cursos de graduação, que possuem duração de pelo menos quatro anos, os técnicos são de curta duração, portanto úteis quando o objetivo é encontrar emprego no curto prazo. Além disso os cursos possuem uma enorme variedade e são focados em suas áreas. Ou seja, não dá para perder essa oportunidade!
Fotos: Reprodução.