Obras de arte indígena contemporânea, carregadas de significados visuais, com todas as forças da floresta, dos seres e mundos da Pan- Amazônia. Assim podemos descrever um pouco do que é a “It Was Amazon”. A exposição , contendo 16 desenhos do artista Jaider Esbell, estará em cartaz durante este mês no Sobrado Dr. José Lourenço. A abertura da mostra acontece neste sábado (6), a partir das 10h, no próprio equipamento, com presença do autor para um bate-papo na atividade intitulada “Café do Zé”.
Índio do povo Makuxi do estado de Roraima e geógrafo especialista, Esbell traz uma coleção que possui como objetivo atingir todo o território nacional ao longo de dois anos. Em seus desenhos elaborados com técnica livre em papel canson preto com tinta branca de caneta posca, o artista não deixa sua aldeia e expõe a partir de sua arte os problemas naturais causados pelo homem. “Amazônia mundial, um lugar exuberante e plural, que vive a harmonia do equilíbrio com feridas cancerígenas provocadas pela corrida ao desenvolvimento. A catástrofe vem, é breve. Lá está o homem local, está o homem global, pois em ciclo, não há começo ou fim”, afirma ele.
O Ceará é o terceiro estado a receber a exposição que inclui, além das obras, a presença física, a voz do artista, como parte da itinerância. Com isso, ao integrar-se fisicamente no trabalho, Esbell fala de uma Amazônia atual, viva e agonizante e mostra um leque sortido de variedades antigas. Ou seja, ele defende e tenta evidenciar que seu trabalho de comunicação com arte transpõe qualquer limite ou categorização.
“It Was Amazon” é uma oportunidade da população cearense e turistas a uma conversa silenciosa diante das obras físicas e da nossa realidade natural. “Talvez nos vejamos como parte do problema, sem dúvida somos parte fundamental das soluções”, finaliza Jaider Esbell.
Serviço:
Exposição “It Was Amazon”, de Jaider Esbell
Abertura: Sábado, 6 de agosto, às 10h
Sobrado dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154, Centro)
Contato: (85) 3101.8826 /Entrada franca
Fotos: Reprodução