Nossa memória funciona como um grande armário, onde armazenamos lembranças, pessoas, momentos importantes, tristes e felizes e uma série de pequenos fatos que nos fazem ser quem somos. Entretanto, ter boa memória nem sempre é uma tarefa fácil, seja pela correria do dia a dia, pela chegada da idade, ou mesmo pelo uso de remédios.
Juntando esses fatores, e outros, a gente acaba se esquecendo de nomes, números de telefones e até de datas importantes. Foi pensando nisso que o No Pátio separou algumas dicas que vão lhe ajudar a ter boa memória, principalmente para enfrentar a correria do dia a dia, ou mesmo para que você não se esqueça com facilidade de seus compromissos diários:
◊ Alimente-se bem
Para ter uma memória funcionando bem é preciso aderir a bons hábitos alimentares. Comer alimentos saudáveis como frutas, verduras, proteínas, grãos não são importantes apenas para manter o peso em ordem, eles também são grandes aliados da boa memória.
◊ Cuide das emoções
O estresse é um grande inimigo da saúde como um todo, e não seria diferente com a memória. Não é incomum que no auge dos momentos tensos esqueçamos de algumas coisas importantes para nós. Sendo assim, quando sentir-se estressado demais, dê um tempo para si mesmo. Faça passeios relaxantes, tire algumas horas para cuidar de você da maneira que mais gosta, priorize o tempo de lazer com a família. Não esqueça que o estresse é um inimigo da sua saúde.
◊ Leia
Um dos melhores exercícios para o cérebro que podemos adquirir por toda a vida é o hábito da leitura. Na verdade é um estimulo maravilhoso. Podemos memorizar histórias, aumentar nosso vocabulário e viajar com a imaginação criando os personagens e ambientes em nossas mentes.
Descubra o gênero que mais gosta e comece a reservar alguns minutos por dia para sentar-se e ler. Se prestar realmente atenção ao que está lendo você descobrirá momentos prazerosos e ainda por cima estará ajudando sua memória a funcionar corretamente.
Exercícios como palavras cruzadas ou similares também ajudam muito neste cuidado.
◊ Mexa-se
A prática contínua de exercícios diários, ou mesmo de alongamentos, ajudam na circulação sanguínea em todo corpo e principalmente no cérebro, gerando melhoria para memória. Portanto, se quiser ter uma boa memória quando envelhecer e aproveitar a melhor idade bem saudável, comece hoje mesmo a se exercitar. Mas lembre-se de pedir orientação para um fisioterapeuta antes de praticar os exercícios.
◊ Durma bem
Quando estamos demasiadamente cansados é tão bom encontrar aquela cama prontinha e se deitar por algumas horas para renovar as energias, não é mesmo? Nossa mente precisa de um tempo de sono adequado para funcionar corretamente. Aquelas pessoas que levam uma vida muito agitada com poucas horas de sono podem ter sua memória prejudicada com o passar dos anos.
Com estas dicas você terá uma memória mais saudável ao longo dos anos, e diminuirá os riscos de perda da memória temporária, que acabam acontecendo com frequência em dias muito agitados de nossa vida.
Fotos: Reprodução.