Através do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vão investir R$23,9 milhões em projetos setoriais e coletivos.
Cada projeto pode durar até dois anos e o objetivo da iniciativa é aumentar a produtividade, melhorar a gestão de processos e as práticas ambientais das empresas. Em seus 16 anos de atuação, a iniciativa já beneficiou mais de 7.400 empresas de todo o Brasil, financiando projetos que contribuem para o aumento da produtividade, do faturamento e da geração de empregos.
O programa apoia ações como capacitação empresarial, inserção de produtos nos mercados nacional e internacional, qualificação e desenvolvimento de fornecedores, adequação de produtos e serviços às normas de qualidade, eficiência gerencial, redução de custos de produção, conservação do meio ambiente e inovação.
Os projetos são propostos pelas federações de indústrias em parceria com as unidades estaduais do Sebrae, empresas, sindicatos industriais, universidades, prefeituras e secretarias estaduais e municipais de desenvolvimento. Atualmente, estão sendo financiados 121 projetos, que favorecerão a expansão de cerca de 3.030 empresas de 23 setores industriais, em 25 Estados.
A organização dos setores industriais de cada localidade, a integração das instituições parceiras e a mobilização dos empresários de pequeno porte na busca do aumento de competitividade são os principais resultados que já se podem levantar. Esses resultados contribuem para o fortalecimento do setor industrial brasileiro e a diminuição das disparidades
As empresas que participaram do último ciclo, encerrado em 2015, tiveram um aumento médio de 29% em produtividade, contra um crescimento geral da produtividade da indústria de apenas 1% no mesmo período.
Para ter mais informações, conhecer os resultados das edições anteriores, acompanhar projetos em andamento e entrar em contato com os responsáveis pela iniciativa em cada estado, basta acessar o site do Procompi.
[youtube width=”850″ height=”550″]https://www.youtube.com/watch?v=WfyW1Q1UMnE[/youtube]
Fotos e vídeo: Reprodução.