Guaramiranga vai ser palco de muitos espetáculos teatrais, oficinas, cortejos e outras atividades artísticas no mês de setembro! Isso porque vem aí mais umdo FNT – Festival Nordestino de Teatro! Voltado para públicos de todas as idades, o evento chega à sua 23ª edição e acontece de 03 a 10/09 em Guaramiranga, reunindo diversos profissionais em uma programação totalmente gratuita .
Na noite de abertura, o Festival Nordestino de Teatro apresenta o espetáculo Estamira – Beira do Mundo. solo da atriz Dani Barros, com direção de Beatriz Sayad. A peça, com solo da atriz Dani Barros e direção de Beatriz Sayad, é livremente inspirada no documentário “Estamira”, do diretor Marcos Prado, vencedor de mais de 20 prêmios nacionais e internacionais. A montagem teatral retrata a história de uma catadora de lixo com uma doença mental crônica, mas com uma percepção do mundo surpreendente e devastadora. Já a partir do segundo dia de programação, o público e profissionais são convidados a participar do Ciclo de Debates do FNT. O evento acontece sempre pela manhã, até o último dia do festival, onde debatedores conduzem as discussões acerca dos espetáculos encenados na noite anterior na Mostra Nordeste e na Nordeste Universitária.
Outra atração do FNT é o espetáculo do circuito Palco Giratório, do SESC. Este ano, apresenta-se em Guaramiranga a companhia Teatro de Açúcar, de Brasília, com a montagem Adaptação, com texto, direção e interpretação de Gabriel F. No entanto, o carro-chefe do Festival é de fato a Mostra Nordeste, uma mostra que conta com nove espetáculos do Ceará, Pernambuco, Bahia, Maranhão e Sergipe; além da Mostra Nordeste Universitária, onde Ceará, Bahia e Paraíba estarão representados em quatro espetáculos e quatro cenas curtas. E para o encerramento desta 23ª edição, o espetáculo convidado é Caminham nus empoeirados, peça de Gero Camilo, com direção dele e de Luisa Pinto. Em cena, Gero Camilo e Victor Mendes interpretam dois atores que abandonam a Companhia e seguem em dupla pela estrada. Uma comédia de declaração de amor ao teatro, repleta de aventuras e desventuras, números, truques, crítica social e arte circense.
Com toda a programação gratuita, o 23° FNT é apresentado pela Coelce, tem o patrocínio da CAIXA, apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaramiranga, via Secretaria da Cultura e Turismo. A realização é da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga.
Fotos: Reprodução