Dia das Bruxas ou Dia do Saci? Já perceberam que o folclore brasileiro é sinistro?

#30diasdehalloween|Bizarro|Curiosidades|Entretenimento

Neste sábado (31), celebramos o Dia das Bruxas, mas para os defensores da cultura brasileira, a data deveria se chamar Dia do Saci. isso porque a lenda do Saci-Pererê é totalmente brasileira e o Saci pode ser bem assustador. Mas, você algum dia já se deu conta  de como além do Saci, alguns dos famosos personagens do folclore brasileiro são macabros? Até mesmo assustadores? Mas bem, se você é defensor do Dia do Saci em vez de Halloween, separamos alguns dos mais famosos personagens do nosso folclore e relembramos que eles são até bem assustadores…

Curupira

Quem cresceu assistindo programas como o Castelo Rá-Tim-Bum tem uma imagem incrível do Curupira! No programa, ele era um personagem vindo da Amazônia, que contava histórias dos povos indígenas para Nino e seus amigos.

Mas acontece que a lenda popular conta algo totalmente diferente… A origem é indígena, e conta-se que ele é um menino de cabelos vermelhos como o fogo, que anda sempre montado em um porco selvagem. Considerado o guardião das florestas, ele é o terror dos caçadores. Através da tortura psicológica, ele os faz sofrer: bagunça as trilhas, bate ou mata os animais dos caçadores e, com seus pés virados para trás, faz com que eles se percam mais e mais.

Saci

folclore brasileiro

O famosos personagem que adora aprontar uma, hein? Ah, de longe o mais conhecido personagem do folclore brasileiro… Monteiro Lobato, no seu Sítio do Pica-Pau Amarelo o retratou como um menino travesso… E ele era… Na verdade, a lenda conta que ele era ainda mais do que isso…

A história do menino de pele negra e de uma perna só é famosa. O saci usa um gorro mágico e fuma cachimbo. Ele adora aprontar com os humanos, só por diversão. Ele azeda o leite, embaraça a crina dos cavalos, troca sal pelo açúcar, some com as coisas, faz essas pequenas travessuras que nos irritam e não têm explicação alguma. Quem nunca falou que algo aconteceu por culpa do saci? Dizem que quem pega o gorro do saci tem poderes sobre o danado…

Mula-sem-cabeça

Uma das histórias mais macabras do nosso folclore, sem dúvida, é a da mula-sem-cabeça. Há quem diga que ela foi uma mulher que foi castigada por ter um romance com um padre. Já outros defendem que na verdade a mula é o próprio padre que foi castigado por Deus. Mas há muitos outros mistérios que envolvem a origem da mula que jorra fogo pelo pescoço e tem cascos tão afiados que é capaz de estraçalhar quem fique em seu caminho.

Corpo-seco

folclore brasileiro

Quem disse que o folclore brasileiro não tem zumbis? Tem sim! Dizem que o corpo-seco foi um menino que batia muito na própria mãe. Quando ele morreu, foi rejeitado por Deus, pelo Diabo e pela própria terra. Então, ele levantou de sua tumba, todo putrefato, e passou a viver grudado em árvores, que ficavam secas. Contam que quando alguém passa ao lado de um  corpo-seco, ele gruda na pessoa e suga todo os seus líquidos. Se ninguém passar para ajudar, ela morre seca de sede. Daí nasceu o ditado popular que diz que quem bate na mãe fica com a mão seca… Ui…

Na verdade, as lendas do folclore brasileiro são, na verdade, histórias para evitar que as crianças se danem, já notaram? Como as histórias do velho do saco, do boi da cara preta, e outras tantas que nossas mães e avós nos contavam para assustar quando a gente se danava…

E é uma coisa tão linda e rica nosso folclore que virou até um filme com esse lado mais assustador de cada história. Fábulas Negras é um filme de terror feito em 2014 dirigido por Rodrigo Aragão, Joel Caetano, Petter Baiestorf e José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Nele, quatro amigos brincas no meio do mato e, de repente, começam a contar histórias assustadoras – como se fossem reais – sempre envolvendo mitos e lendas do nosso folclore.

Bacana essa nossa riqueza cultural, não é mesmo? Mas e aí, o que você mais gosta? Dia do Saci ou Dia das Bruxas?

Fotos e vídeo: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter