Uma festa que parece super atual, mas não é! O Halloween, famoso dia das bruxas, surgiu há mais de 2 mil anos, entre os celtas e era visto como o nosso 31 de dezembro. Isso mesmo! Para os celtas o 31 de outubro era o equivalente ao nosso 31 de dezembro. Essa é a data em que os espíritos andam livres por aí e não podem ser controlados!
Então, oferecer doces na porta de casa é uma forma de não deixar que nenhum mal entre no lar. 31 de outubro é o dia também de homenagear os antepassados, por isso mesmo o nome Halloween, que é uma abreviação de all hallows eve, que quer dizer “véspera de todos os santos”.
Para você ficar mesmo por dentro do Halloween, o No Pátio mostra o significado de cada símbolo:
Abóbora
Um dos marcos do dia das bruxas, a abóbora – que sempre vem com uma cara hiper assutadora – tem até nome, você sabia? Segundo a lenda, um fazendo se negou a entregar uma abóbora a uma bruxa e ela o transformou em uma. Nos Estados Unidos é super comum colocar uma abóbora com vela dentro para afastar os espíritos ruins.
Caldeirão
Esse é o símbolo do quarto elemento. Lembra o fogo que aquece a água usada para preparar os alimentos. O ar é responsável por fazer evaporar os líquidos e tiramos da terra o ferro, com que é feito o caldeirão. Ah! Uma coisa super importante: ele tem que ter três pés ou nada feito. Caso não tenha, não serve para magia!
Chapéu pontudo
Não tem nem como imaginar uma bruxa que não use chapéu! Esse acessório nada fashion funciona como um pára-raios do bem. Mais ou menos assim: a ponta chama as energias positivas no momento em que as magias são feitas. O que muita gente não sabe é que ele não precisa, necessariamente, ser preto!
Vassoura
Esse sim é o símbolo mais marcante das bruxas! Seja em filmes de terror ou em desenhos animados, elas sempre aparecem com as super vassouras voadoras, que são usadas para limpar o ambiente antes dos rituais. Sendo assim, elas levam para bem longe as energias negativas!
Dia 31 de outubro não pode passar em branco! Aproveite para decorar a casa e homenagear os antepassados. Mas, se você não acredita tanto assim no que diz a lenda, vale pela brincadeira! Pelo menos será um dia super divertido!
Fotos: Reprodução