Muitos fumantes não aguentam mais ouvir as advertências do Ministério da Saúde: Fumar causa câncer de pulmão, câncer de boca, infarto do coração, impotência, etc. Mas não tem jeito, quem quiser falar seriamente sobre cigarro vai ter de transmitir todas essas informações e o motivo é bem simples: elas são verdadeiras.
O cigarro é fator de risco para diversas doenças. Não é à toa que o Ministério da Saúde tem criado tantas medidas para desestimular o consumo dessa droga. Como hoje (29) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo (a data foi instituída há trinta anos com o intuito de incentivar os fumantes a largarem o vício), para dar uma forcinha na campanha e ajudar quem esta na batalha para largar o cigarro, o No Pátio lista seis truques para enganar a vontade de fumar na fase em que ainda é difícil abandonar as tragadas. Veja:
Quebre a rotina
Para grande parte dos tabagistas, fumar é parte de uma rotina. Alguns fumam logo ao acordar enquanto tomam uma xícara de café. Outros, infalivelmente, depois do almoço. Por isso, para enganar a vontade de fumar, é fundamental quebrar esses hábitos. Portanto, mude o local da refeição, varie os pratos e as horas das suas atividades.
Evite locais com muitos fumantes
Da mesma forma que uma pessoa em dieta deve evitar um restaurante com pratos principais muito calóricos, quem deseja largar o cigarro precisa se afastar de lugares com muitos fumantes. Outra dica é importante é evitar consumir bebidas alcoólicas, já que beber está intimamente ligado ao hábito de fumar. Com o tempo ficará mais fácil conviver com outros fumantes.
Busque apoio da família e de amigos
Tentar envolver amigos e familiares na luta contra o tabagismo pode tornar a tarefa de abandonar o cigarro muito mais fácil. Afinal, com mais aliados nessa luta, todos ficam mais motivados e não há a tentação de conviver tão de perto com alguém que fuma e você não terá que ficar inventando desculpas para parar de fumar.
Concentre-se em outra atividade
Nos primeiros dias após largar o cigarro o ex-fumante tem picos de vontade extremamente perigosas, mas que duram apenas alguns minutos. Nesses momentos, a melhor saída é se distrair com alguma atividade que exija concentração e que, de preferência, mantenha boca e mãos ocupadas.
As dicas de especialistas no assunto é que, ao sentir que está passando por um desses picos, a pessoa deve levantar e ir escovar os dentes, beber um copo de água ou mastigar alguma coisa. Mas atenção! Só não coma alimentos muito calóricos para não engordar e, mais tarde, alegar que o ganho de peso é resultado do abandono do cigarro.
Tenha autocontrole
Você está realmente disposto a largar o cigarro? Para alguns psicólogos, o ponto mais importante nessa luta é ter força de vontade e suporte profissional e dedicação absoluta são essenciais para você alcançar sua meta. Tendo em mente as incontáveis vantagens de acabar com o vício e a motivação que fez você dar o primeiro passo, é bem provável ser bem sucedido. Lembre-se: Não é uma tarefa fácil, mas ela é possível.
Sempre tente mais uma vez
Recaídas significam apenas que a tentativa seguinte será menos penosa, pois estar familiarizado com as principais sensações da abstinência deixa o ex-fumante mais tranquilo e bem preparado. Além disso, o cigarro pode ser abandonado a qualquer momento. Não importa se você tem 20 ou 80 anos, pode começar uma vida sem cigarro quando quiser.
Motivado pela Olimpíada do Rio de Janeiro, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) adotou o esporte como temática de conscientização para o Dia Nacional de Combate ao Fumo deste ano. Com o slogan #MostreAtitude: sem o cigarro sua vida ganha mais saúde, a campanha quer atingir principalmente a faixa etária entre 13 e 35 anos.
A ideia é que o tema estimule a prática de esportes e assim influencie na prevenção e na cessação do tabagismo, já que o hábito de fumar atrapalha a execução de atividades físicas.
Fotos: Reprodução.