Garantir uma razoável mobilidade urbana para os fortalezenses tem sido um desafio. Uma das formas de buscar uma solução está em priorizar o transporte público. Contudo, a qualidade do serviço precisa melhorar muito para os usuários migrarem de veículos individuais para coletivos.
Dentre as possíveis maneiras de priorizar esse serviço, a Prefeitura de Fortaleza vem investindo em corredores exclusivos, sistemas de transporte integrados, ciclofaixas e construções de binários, como é o caso do binário da Avenida Miguel Dias.
A ideia é ligar a Avenida Miguel Dias, no bairro Edson Queiroz, até o Cambeba. Mas para isso, a ligação depende da desapropriação de um terreno do município e a negociação com terrenos particulares.
Essa desafetação vem levantando questionamentos pela liderança da Oposição. Para responder as dúvidas mais recorrentes, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) usou seu tempo na sessão ordinária da Câmara Municipal de Fortaleza na última quarta-feira (31).
De acordo com o parlamentar, a matéria em questão tem toda a garantia jurídica e prevê a construção de binário na Avenida Miguel Dias. “Essa obra tem toda a garantia jurídica, tem até o documento do proprietário autorizando a fazer essa obra de mobilidade urbana no terreno. Dessa forma, a pauta em questão é mais uma vez uma grande intervenção do Executivo, que melhora a cidade de Fortaleza”, frisou.
Na ocasião, o parlamentar aproveitou para destacar os avanços da atual gestão na área de mobilidade urbana. “Nós já temos 16 binários na cidade de Fortaleza. No modal cicloviário, nós tínhamos 47 km de infraestrutura, hoje a cidade possui 169 km de infraestrutura, ou seja, mais do que dobrou. Hoje nós temos 80 estações de bicicletas compartilhadas e o sistema de bicicleta integrada no Terminal do Papicu e no Siqueira. Além disso, a velocidade média do transporte coletivo na Av. Dom Luiz, que era de 5 km, passou para 25 km por hora. Essa é a cidade que queremos discutir, uma cidade mais justa e generosa”, destacou.
Bom, a verdade é que em relação a mobilidade urbana Fortaleza está no caminho certo. Você concorda?
Fotos: Reprodução.