Marca estadunidense lança coleção de roupas e sapatos estampados com as polêmicas obras de René Magritte
Seja para inspiração, seja para utilizar como estampas, a moda vez por outra se vale da arte para poder criar artigos de vestuário (quem não lembra do famoso vestido Mondrian?). Eis que Carol Lim e Humberto Leon, fundadores da marca norte americana Opening Ceremony, se valeram deste artifício recentemente e criaram não somente peças, mas telas para vestir.
Lançam, em breve, uma coleção cápsula em parceria com a fundação Magritte, que homenageia um dos maiores artistas da Bélgica: o surrealista René Magritte. Foi a primeira vez que a instituição sem fins lucrativos trabalhou com uma marca de moda. As obras estampam roupas, masculinas e femininas, e uma linha de calçados, assinados pelas marcas Manolo Blahnik, Birkenstock e Vans. O resultado enaltece algumas das obras mais icônicas do artista.
As estampas são reproduções de 12 das obras mais icônicas de Magritte, como Shérérazade (1950), The King’s Museum (1966) e The Blow to the Heart (1952). Manteve-se a natureza do trabalho original do artista e também o tema que ele parecia ter particular interesse: o comum versus o abstrato. René extrapolava os limites do onírico, indagando os limites da ótica e das ilusões: são pinturas que até hoje, mesmo 50 anos após sua morte, desafiam os entendimentos dos observadores, pois são desprovidas de sentido.
As peças terão lançamento em Maio, mas já estão disponíveis no site da marca para um pré-pedido. São vestidos, calças, blusas e saias, todos trabalhados no melhor conceito literal de “arte para vestir”. Nos calçados, Manolo criou um stiletto que será estampado com a pintura The Blow to the Heart e o famoso tênis da Vans receberá obras como Good Connections, The Ladder of Fire, Sheherazade e The King’s Museum.
No ano passado, o foco da marca estava totalmente voltado para a Bélgica (por isso a parede de chocolate que apareceu no último desfile!) e foi isso que motivou esta coleção. Ela é uma espécie de desfecho, pois, a partir do outono deste ano (em Setembro), a marca se voltará para um novo país: a Rússia.
Agora é esperar para ver o que estes talentosos estilistas trarão das terras russas!
Fotos: Reprodução/ Opening Ceremony