I Semana de Cultura Húngara no Ceará

Conheça Melhor|Cultura|Em Fortaleza

Durante essa semana a cidade de Fortaleza vai ser ocupada com muitas manifestações da cultura húngara! Em comemoração ao aniversário de 60 anos da Revolução de 1956, diversos locais da capital cearense vão receber as atividades da I Semana de Cultura Húngara no Ceará. No período de 12 a 15 de setembro, a primeira edição da iniciativa segue com programação no Theatro José de Alencar, Uece e a Universidade Federal do Ceará (UFC), de modo que a comunidade acadêmica e interessados em geral possam interagir e conhecer a arte, a cultura, a história e a literatura da Hungria. A programação completa da Semana está disponível online e os participantes terão direito a certificado.

Realizado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade Eötvos Loránd (Elte), com  apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o evento traz discussões acadêmicas e apresentações do grupo de dança húngara, na Concha Acústica da UFC e no Theatro José de Alencar. A abertura da Semana será nesta segunda-feira (12), às 14h, no Auditório Paulo Petrola, Campus Itaperi, da Uece, onde haverá a conferência “A Hungria no século XX: a revolução húngara de 1956 e a argumentação anticomunista no discurso público no Brasil no tempo da formação da Política Externa Independente”. Já a programação no Theatro José de Alencar acontece naa terça, 13/9, das 19h às 21h, com o espetáculo de danças húngaras.

hungara

A Revolução

Iniciada em 23 de Outubro de 1956 com uma grande manifestação estudantil que marchou pelo centro da capital Budapeste, a Revolução Húngara  foi um levantamento popular espontâneo contra o governo stalinista na Hungria e contra a política imposta pela União Soviética. Calcula-se que 20 000 pessoas foram mortas durante a intervenção soviética e mais de 2 mil processos políticos foram abertos, resultando em 350 enforcamentos. Com isso, dezenas de milhares de húngaros fugiram do país e cerca de 13 mil foram presos.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter