O enfoque atual é a cidade criativa e sustentável – ou cidade inteligente, que faz uso da tecnologia em seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos. Por isso, a partir de 2017, o Sebrae pretende incorporar a inovação das startups no turismo.
Para isso, a entidade dará início a uma aproximação com destinos inteligentes, que são aqueles que incluem a tecnologia como eixo de estratégia. O objetivo? Aproximar as startups das empresas tidas como tradicionais no segmento do turismo e abrir o olhar do setor para as tendências de mercado.
O tema é amplo e importante no segmento, portanto será debatido por meio do painel “Tecnologias que agregam valor ao turismo”, durante o Fórum TurisTIC Brasil – que acontece em Barcelona há quatro anos e, em 2016, desembarca em Salvador entre os dias 17 e 18 de novembro.
Para o gerente Nacional de Atendimento Setorial de Serviços, André Spinola, as startups devem ser vistas como aliadas, “provedores de soluções tecnológicas que podem alavancar a competitividade entre as empresas e os destinos”.
De acordo com o executivo, as características das startups têm permitido o surgimento de ideias e práticas inovadoras, e o turismo é um setor carente dessa inovação. Então, aproximar as startups das empresas tradicionais do turismo vai fazer com que o setor aumente o olhar para as tendências de mercado.
O Sebrae ainda estuda a possibilidade de introduzir a participação de dez startups nacionais com soluções na área de turismo, visando estreitar os laços entre essas frentes.
Além de contar com a parceria do Sebrae, o Fórum Turistic Brasil é realizado pelo Eurecat (Centre Tecnològic de Catalunya) e pela Barcelona Media Inovação Brasil, e ainda tem apoio da ABR e Salvador Destination.
Para quem deseja saber mais informações sobre o evento, a dica é consultar o site do TurisTIC Brasil.
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