É surreal como a tecnologia tomou conta de nossas vidas tão rápido, certo? Ela está, basicamente, em tudo. O que antes era considerado impossível, consegue-se facilmente com apenas alguns cliques ao alcance da palma da mão. Estamos falando dos aplicativos de celular. Sim, nossos eternos amores em forma de apps. Cada dia vemos novas maneiras de utilizá-los e cada dia eles tornam nossas vidas mais úteis e funcionais.
Existe aplicativo para tudo, você já percebeu? E não somente para tudo, como também sobre tudo. Inclusive de moda! Que é o que mais nos interessa. hahaha! Já demos aqui uma super dica de apps de moda que você deveria baixar já. Hoje trazemos uma outra proposta em app de moda. No entanto, você irá se surpreender com o que ele faz.
No último final de semana, um aplicativo de moda ficou nos trend topics de busca da App Store, Apple. E se você acha que é um desses aplicativos comuns de moda e estilo, está enganado. Ele tem uma função bastante diferente, porém muito útil para quem pensa em consumo consciente. Se você é desse tipo de pessoa, vai adorar o Moda Livre.
“Este aplicativo é para quem adora andar bem vestido, mas não quer que alguém tenha sido explorado para costurar sua calça ou saia. Afinal, quem nunca ouviu falar de um caso de trabalho escravo envolvendo fornecedores de grifes famosas?” Essa é a descrição do app na página dele na App Store. Você com certeza já deve ter ouvido falar nos grandes escândalos envolvendo marcas famosas com trabalho escravo. Sim, você não leu errado: trabalho escravo.
O Moda livre conta com uma lista de muitas marcas nacionais e internacionais. Cada uma tem uma pequena página individual dentro do app. É só clicar na que você deseja saber e terá acesso a informações sobre os atos de trabalho escravo envolvendo as marcas, além de escândalos, notícias na mídia, ou se a marca não tem nenhum tipo de envolvimento com isso.
Mais da descrição: “A proposta é trazer ao público, de forma ágil e acessível, as medidas que as marcas – as principais varejistas de roupas do país e empresas que já foram flagradas pelos fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) – vêm tomando para evitar que as peças vendidas em suas lojas sejam produzidas por mão de obra escrava.
Todas as companhias foram convidadas a responder um questionário e, com base nas respostas, receberam uma pontuação que as classifica em três categorias de cores – verde, amarelo e vermelho –, de acordo com sua conduta.”
O app é gratuito e está disponível para android e iOS. Se você, assim como nós, se preocupa com o consumo consciente e é contra o trabalho escravo, vai curtir. Afinal, assim como tudo na vida, temos coisas ruins na moda e precisamos estar à par de tudo para opinarmos como consumidores e seres humanos.
Vale a pena o download!
Fotos: Reprodução.