Tem início greve dos bancários por tempo indeterminado

Acontece|Atualidades|Brasil

Como já é sabido, os bancários de diversos estados recusaram a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e decidiram entrar em greve nacional a partir de hoje, dia seis de setembro.

Entre as cidades e os estados que confirmaram a greve estão Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Espirito Santo, Tocantis, Maranhão, Espírito Santo, Pernambuco, Pará, Sergipe, Cuiabá, Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, e cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, como as duas capitais, Campinas (SP), Bauru (RJ), Angra dos Reis (RJ) e Campos dos Goytacazes (RJ).

A proposta da Fenaban foi apresentada no dia 29 de agosto, oferecendo aos bancários reajuste de 6,5% no salário e nos auxílios refeição, alimentação, creche, e abono de R$3 mil, além de participação nos lucros e resultados (PLR).

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), a proposta da entidade patronal não cobre a inflação do período, projetada em 9,57% para agosto deste ano, e representa perdas de 2,8% para a categoria.

Por isso, a Contraf pede, entre outras reivindicações, reposição da inflação do período mais 5% de aumento real, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mais R$8.317,90, combate às metas abusivas, ao assédio moral e sexual e o fim da terceirização.

bancários 2

A paralisação dos bancários do ano passado, que aconteceu em outubro, durou 21 dias nos bancos privados. No Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal e no Banco do Nordeste a greve durou mais alguns dias. O acordo que foi fechado incluiu reajuste 10% sobre os salários, piso e PLR, além de um aumento de 14% sobre os valores de refeição e alimentação.

Bom, como não dá para escapar da greve e não pagar as contas por conta da mesma não é uma opção, a dica que o No Pátio deixa para quem tem contas a pagar ou outra coisa para resolver nas agências bancarias é: procure canais alternativos, como as casas lotéricas e a Internet.

 

 

 

 

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter