Aprovada criação de delegacia de combate ao crime organizado no Ceará

Acontece|Assembleia Legislativa|Atualidades


O crime organizado conta, já no próprio nome, com aquilo que muitas vezes falta ao Estado: organização. Seus membros são profissionais do desrespeito à lei e da violência. Nessa hierarquia cabe o velho ditado: manda quem pode, obedece quem tem juízo. Diante dessa estrutura do crime, uma importante forma que o Governo do Ceará encontrou para agir em várias frentes e combater ordenações criminosas é a criação de um órgão especializado.

Aprovada durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa, na última terça-feira (06), a  criação da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) vai contar com o apoio de órgãos de inteligência do estado e dos municípios.

A criação da Draco está prevista no projeto de lei nº 84/16, oriundo da mensagem nº 8.034/16. A matéria foi aprovada com quatro emendas do deputado Roberto Mesquita (PSD) e uma do deputado Audic Mota (PMDB).

COMO VAI FUNCIONAR A DRACO

A delegacia terá profissionais que já desenvolvem a repressão ao crime organizado nas áreas de inteligência em outras delegacias. Além disso, os policiais serão substituídos nas funções que exercem atualmente pelos novos policiais nomeados pelo recente concurso da Polícia Civil.

crime-organizado-2

O projeto prevê ainda a criação de cargos comissionados necessários para recompor a estrutura organizacional da Polícia Civil.

Saiba mais:

Quatro delegacias do Ceará passarão a funcionar 24 horas ainda neste mês de setembro. As cidades de Quixadá, Iguatu, Crato e Crateús receberão o reforço de 39 policiais e passarão a funcionar em regime de plantão.

Em julho deste ano, após uma série de ataques criminosos contra órgãos da segurança pública, a criação da Draco foi anunciada pelo governador Camilo Santana. Agora, após a aprovação na Assembleia, o projeto deverá ser sancionado pelo governador.

Um serviço de inteligência e de abrangência que beneficiará toda a população cearense. O No Pátio aprova esta iniciativa de combate ao crime organizado e você, o que achou? Conta para a gente…

Fotos: Reprodução. 

 

Inscreva-se na nossa newsletter