Sobral é nacionalmente conhecida por ser uma cidade alusiva no quesito cultural. Um exemplo disso é o tombamento de seus casarões históricos como o Museu Dom José, o Arco de Nossa Senhora de Fátima, o Theatro São João, a Câmara Municipal, a Casa da Cultura, dentre outros.
Um desses imóveis que compõem o design e o ambiente histórico do município, enriquecendo a arquitetura da cidade e retratando a trajetória histórica e cultural da população sobralense, é a Casa do Capitão-Mor José de Xerez Furna Uchoa – Centro de Referência Cultura e Histórica de Sobral.
Enaltecendo o ego de todos os cearenses, o equipamento recebeu no mês de julho o prêmio nacional “Modernização de Museus-Microprojetos 2014”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura.
Com o 16º lugar nacional, a premiação permitirá o estudo, catalogação e organização do acervo arqueológico do equipamento, além da difusão ao público, através de várias ações educativas que irão fortalecer o interesse e a apropriação do patrimônio museológico da Casa do Capitão-Mor, como elementos da cultura, história e identidade de Sobral e região.
Ao todo, foram premiadas 20 iniciativas que fomentam o desenvolvimento de ações destinadas à preservação e difusão do patrimônio museológico.
De acordo com coordenador da Casa do Capitão-Mor, Edilberto Florêncio, com a premiação, a perspectiva é oferecer ao público novas abordagens sobre o acervo arqueológico do equipamento, promovendo uma aprendizagem significativa sobre o vasto patrimônio cultural e garantindo a comunidade seu direito de acesso a cultura, história e identidades.
Saiba mais:
O Casa do Capitão-Mor José de Xerez Furna Uchoa foi um dos mais antigos moradores do povoado e que mais contribuíram para o desenvolvimento de Sobral.
A cultura do Ceará é bem diversificada e com muitas características marcantes, isso ninguém pode negar, não é mesmo? E quem vai a Sobral e tem a curiosidade de conhecer um pouco mais sobre a memória e a identidade do povo sobralense, a dica é não deixar de dar uma passadinha pela Casa do Capitão-Mor. Você já conhece?
Fotos: Reprodução.