Sem desperdício – Receitas para reaproveitar sobras de arroz

Comportamento|Dicas|Receitas

Para muita gente, preparar um almoço ou um jantar é uma atividade bastante prazerosa. No entanto, na maioria das vezes, a comida preparada sobra, fica na geladeira por alguns dias e, em seguida, vai parar no lixo. Como a equipe do No Pátio é contra qualquer tipo de desperdício, principalmente o de alimentos, decidimos fazer uma matéria com dicas bem bacanas para você.

Para começar, você há de concordar que não resta dúvida de que, juntos, arroz e feijão formam uma dupla imbatível. Mas isso não significa que não possam ser consumidos de outras formas. No caso do arroz, por exemplo, existem várias – e deliciosas – maneiras de preparo. O cereal rende risotos, bolinhos, tortas, doces e até pizzas. E o melhor: muitos desses pratos podem ser preparados com as sobras do alimento.

Não acredita? Pois o Patio Hype prova hoje que, com essas receitas espertas, além de reaproveitar sobras de arroz, você ainda receberá muitos elogios da família e amigos. Vamos conferir? 

Bolinho de arroz com recheio e queijo

Ingredientes:

– 2 xícaras de chá de arroz cozidos;

– 4 colheres sopa de leite;

– 2 ovos;

– 6 colheres sopa de farinha de trigo;

– Cheiro-verde picado;

– 1/2 colher chá de fermento químico em pó;

– 100g de parmesão ralado;

– 100g de muzzarela;

– Tomates picados sem sementes;

– 1 colher sopa de orégano;

– Sal a gosto.

Modo de preparo:

Junte em um recipiente o arroz, o leite, ovos, queijo ralado, orégano e o sal. Adicione seis colheres de farinha de trigo e misture até que fique homogêneo. Modele os bolinhos e coloque o tomate e a muçarela no centro, feche-os e coloque em uma assadeira untada com óleo. Em seguida, leve para assar no forno médio (180ºC) pré-aquecido por cerca de 20 minutos ou até que estejam dourados.

Torta salgada com sobras de arroz

 

Ingredientes:

– 02 ovos;

– 02 xícaras (chá) de arroz cozido;

– 01 pote de iogurte natural;

– 02 colheres (sopa) de farinha de trigo;

– 01 colher de (sopa) de manteiga;

– 01 colher (chá) de sal;

– 01 colher de chá de fermento em pó;

Recheio:

– 2 latas de atum (escorra a água);

– 1 lata pequena de palmito (corte-o em pedaços pequenos);

– 150 grs de cream cheese;

– 2 tomates picadinhos;

– 1 cenoura grande ralada;

– Azeitonas picadas a gosto;

– Orégano a gosto;

– 4 a 5 fatias de queijo muzzarela fatiado.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador e reserve. Misture os ingredientes do recheio, corrija o sal se gostar acrescente uma pitada de pimenta. Unte uma forma retangular ou redonda pequena com margarina e trigo (usei uma forma redonda de 20cm de diâmetro de aro removível e cobri o fundo com papel manteiga), e coloque metade da massa de arroz.

Espalhe o recheio (coloquei por cima do recheio fatias de queijo muçarela fatiado) e cubra com o restante da massa (por cima da massa salpiquei um pouco de gergelim, de queijo ralado e orégano). Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 35 minutos, ou até que fique dourado. Sirva sua torta salgada com sobras de arroz a seguir.

Arroz de forno com salmão

Ingredientes:

– 1 xícara de arroz cozido;

– 1 xícara de ervilhas;

– 300g de lascas de salmão assado;

– 200g de queijo muzzarela em cubinhos;

– Noz moscada;

– Sal;

– Queijo ralado para a cobertura;

– Azeite de oliva para untar o refratário.

Modo de preparo:

Misture bem os ingredientes e coloque-os em um refratário untado com o azeite de oliva. Para a cobertura, coloque o queijo ralado. Por último, leve ao no forno médio (180C) por aproximadamente 15 minutos ou até o queijo derreter.

Rocambole de frango com sobras de arroz

Ingredientes:

– 2 xícaras de água;

– 1 xícara de arroz;

– 1 colher de chá de sal;

– 1 cubo de caldo de galinha;

– 1 xícara de leite fervente;

– 1 xícara de leite;

– 1 xícara de óleo;

– 2 ovos;

– 1 xícara de farinha de trigo;

– 1 colher de sopa de fermento em pó;

Recheio:

– 1 xícara de água;

– 1 cubo de caldo de galinha;

– 200g de filé de frango;

– 100g de queijo branco cortado em cubos pequenos;

– 1 tomate médio, sem sementes, picado;

– Margarina para untar a gosto.

Modo de preparo:

Preaqueça o forno em temperatura média (180°C). Unte e enfarinhe uma assadeira retangular média (33 x 23 cm). Reserve. Dissolva o cubo de caldo de galinha no leite fervente. Reserve até amornar. Em seguida, coloque no liquidificador o caldo dissolvido, o leite restante, o óleo, os ovos, o arroz reservado, a farinha e o fermento. Bata até obter uma massa homogênea.

Coloque a massa na assadeira reservada, e leve ao forno por 25 minutos ou até dourar levemente. Desenforme quente sobre um pano umedecido e enrole dando o formato de rocambole. Reserve.

Recheio:

Em uma panela média, ferva a água em fogo alto. Dissolva o cubo de caldo de galinha, junte o filé de frango e cozinhe por cerca de minutos ou até ficar macio e secar o liquido. Desfie e reserve. Em uma tigela média, junte o frango desfiado, o queijo e o tomate. Misture.

Com cuidado desenrole o rocambole e recheie. Enrole novamente e reserve por dez minutos. Retire o guardanapo, fatie e sirva quente ou frio.

Você sabia que cerca de 30% dos alimentos, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), vão parar no lixo? Isso acontece porque as pessoas não sabem como reaproveitar a comida do dia anterior e preparar novos pratos, o que pode ser ainda mais prático do que começar do zero.

Mas, como você viu nesta matéria que, com um pouco de criatividade, é possível mudar o seu cardápio e evitar o desperdício de comida, agora conta para a gente: o que você costuma fazer com as sobras de arroz?

 

Fotos: Reprodução. 

 

Inscreva-se na nossa newsletter