São diversos os caminhos para uma formação em Fotografia. De uma livre-formação aos cursos sequenciais, passando pela formação acadêmica, o fazer fotográfico não exige, necessariamente, uma formação ou habilidade específica. E, para debater sobre essas possibilidades e facilidades proporcionadas pelo ensino de Fotografia e como o estudo ajuda o profissional a aperfeiçoar técnicas e conhecimento, aprimorando ainda senso estético e sensível, vem aí mais um Golpe de Vista. A ação acontece no dia 27 de setembro, às 19h, no Auditório do Centro Dragão do Mar.
Para esta edição, o evento traz o questionamento central: “o que é importante na formação do fotógrafo: técnica ou prática?”, com a presença de três professores convidados de ampla experiência didática: Fernando Jorge, Fernando Maia e Ulisses Narciso. A iniciativa, consolidada há mais de um ano uma série de encontros mensais, busca aprimorar os conhecimentos fotográficos de forma coletiva, além de fomentar fotopasseios, intervenções e destaques a novos atores visuais através do formato fotoclubista.
Os convidados
Ulisses Narciso
Atualmente é professor de fotografia nos CUCA’s do Mondubim e Jangurussu. Iniciou-se na fotografia em 1995, fez o Básico de Fotografia da Casa Amarela Eusélio Oliveira (UFC), em 1998. Apresentou ensaio “Pescador de Imagens”, na programação “Quinta Cultural“, agosto de 2009. Com sua primeira exposição individual “Cal-vário: a pedra, o fogo, o ,realizada no MIS – Museu da Imagem e Som em 2012.
Fernando Jorge
Mestre em Comunicação e Artes pela Universidade Nova de Lisboa, leciona na Travessa da Imagem e na Casa Amarela Eusélio Oliveira, equipamento da UFC. Já expôs em mostras coletivas, como o Festival de Fotografia de Tiradentes 2016, os Encontros de Agosto 2011, 2012 e 2014, deVERcidade 2007, a XIV Unifor Plástica e a exposição Postais do Ceará. Fez parte do conselho curador dos Encontros de Agosto 2013. Seu trabalho Memento Mori foi contemplado com o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia.
Fernando Maia
Mestre em Comunicação – Fotografia e Audiovisual na Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC), Fernando é Professor Universitário da UFC – Universidade Federal do Ceará (ICA – Instituto de Cultura e Arte – ICA), nos cursos de cinema, publicidade e moda, instrutor do curso internacional de fotografia Massive Academy e Professor Universitário da Faculdades Maurício de Nassau, Instrutor EaD de fotojornalismo do Inta Sobral e professor da Faculdade CISNE de Quixadá.
Fica aí a dica cultural para quem gosta de fotografia! Golpe de Vista é um ótimo encontro, onde convidados e público presente trocam experiências sobre imagem e artes visuais, com ênfase na fotografia e seus desdobramentos.
Serviço:
Golpe de Vista #23
Dia 22 de setembro, , às 19h
Auditório do Centro Dragão do Mar / Gratuito
Fotos: Reprodução