Projeto “Uma Criança, Uma Árvore” é destaque na Câmara

Acontece|Atualidades|Câmara Municipal de Fortaleza|Fortaleza

Plantar árvores é um jeito simples de proteger o meio ambiente. Isso porque, reflorestar é de grande importância para o combate às mudanças climáticas, pois sequestram CO2 da atmosfera proporcionando redução do efeito estufa. Além disso, entre muitos outros benefícios, árvores contribuem com o aumento dos recursos hídricos. Agora imagine só, que incrível se uma árvore fosse plantada no mesmo dia em que você nasceu? Isso passou a ser uma realidade fácil com o projeto “Uma criança, uma árvore”.

Por meio do plantio de uma muda de árvore a cada nascimento de criança no seu território, a iniciativa visa incentivar a relação afetiva das famílias e a responsabilidade dos municípios em adotar medidas de preservação do meio ambiente e educação ambiental. Em Fortaleza, o programa foi lançado na quarta-feira (21), Dia da Árvore, e o projeto ganhou destaque na Câmara Municipal. 

Utilizando seu tempo no pequeno expediente, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) enalteceu o projeto da Prefeitura de Fortaleza. Segundo o parlamentar, a iniciativa faz parte do plano de arborização que incentiva a relação afetiva das famílias com o contato com o verde da cidade. São mudas nativas ou frutíferas. Além da muda, é oferecido também um manual e dicas de como melhor a árvore deve ser plantada

O vereador também comentou que a previsão da distribuição de mudas serão de duas mil por mês, que é igual ao número de nascimentos que ocorrem na cidade mensalmente.

uma-crianca-uma-arvore-2

O programa “Uma criança, uma árvore” foi criado em janeiro de 2015 com o objetivo de mostrar como a arborização influencia na qualidade de vida. No momento da inscrição do pré-natal da gestante, durante o Teste do Pezinho ou na sala de vacinação, os pais podem assinar um termo de adesão da iniciativa.

A ideia já está presente em 12 cidades brasileiras e, agora, Fortaleza será a primeira capital do País a fazer parte desse projeto. É disso que estamos precisando, de iniciativas que contribuem para melhoria de qualidade do ambiente com mais áreas verdes nos grandes centros urbanos, não é mesmo?

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter