Multivacinação para crianças e adolescentes é lançada na Região Norte

Acontece|Saúde|Sobral

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. Sua importância surge a partir da constatação de que é muito mais fácil e barato evitar a enfermidade do que se submeter a ela e fazer qualquer tipo de tratamento.

Brasil é um dos países que oferece o maior número de vacinas à população e, como já é sabido, a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes teve início na última segunda-feira (19), em postos de saúde de todo o País. No Ceará serão mobilizados 10 mil profissionais de saúde em 2.368 postos fixos de vacinação, até 30 de setembro.

Ao todo serão ofertadas 26 milhões de doses. Dessas, 19 milhões são doses extras contra a hepatite A, poliomelite e febre amarela, por exemplo, além de tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), pentavalente, entre outras.

Dia “D” será no sábado

O Dia “D” de Mobilização Nacional acontece amanhã (sábado, dia 24). Em Sobral, o secretário da Saúde do estado, Henrique Javi, lançou a Campanha na quarta-feira (21), na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora de Fátima.  “Fazer saúde não é só com os médicos e enfermeiros, precisa da participação da comunidade, precisamos fazer a nossa parte”, enfatizou Henrique Javi durante o lançamento.

Em 2015, no Ceará, 401.959 crianças de 0 a cinco anos incompletos foram levadas aos postos de vacinação dos 184 municípios para atualizar a caderneta de saúde da criança. Desse total, 238.998 foram vacinadas e receberam 187.924 doses das vacinas oferecidas.

multivacinacao-3

Este ano a Campanha incorpora as meninas de nove anos, para imunização contra HPV, e os adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade. Hoje (23) a comitiva faz o lançamento da campanha de multivacinação na Macrorregião de Saúde do Cariri, na Unidade Básica de Saúde do Morro Dourado, em Brejo Santo, às 10 horas.

Portanto, não esqueça: Pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente para uma avaliação criteriosa da situação vacinal. Todas as crianças e adolescentes deverão comparecer a um posto de saúde durante a Campanha Nacional de Multivacinação.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter