Está chegando a hora do público cearense conferir muitos espetáculos voltados para todas as idades, de bebês a adultos, apresentando dramaturgias e estéticas que perpassam pelas compreensões e significações da criança contemporânea! Com toda a programação gratuita, o Festival Internacional de Teatro Infantil acontece de 6 a 12 de outubro em Fortaleza e de 15 a 17 em Sobral, reunindo grupos do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bélgica, Chile, França e Espanha, com apresentações que misturam teatro, dança, circo, teatro de animação, teatro de rua, artes plásticas e música.
As atrações do TIC fogem dos padrões e modelos impostos pela cultura de massa, pois o objetivo é ampliar as referências culturais das crianças. Assim, a 6ª edição do TIC terá como tema “Transforme Realidades”. A escolha é um convite à reflexão sobre o poder transformador das crianças, compreendendo-as como sujeitos culturais capazes de sonhar, questionar, inventar e transformar. Nesse sentido, a arte empodera as crianças a transformarem o presente e o futuro, bem como sonhos em realidade, por meio de novas formas de pensar e fazer arte.
No total, o festival terá 38 apresentações, duas delas com intérpretes de libras e audiodescrição. Aqui em Fortaleza, a programação acontece no Theatro José de Alencar, em espaços diversos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Sesc Iracema, Pavilhão Atlântico (no Poço da Draga) e Centro Cultural Bom Jardim. A expectativa de público é de 25 mil pessoas, dos quais 5 mil de alunos de escolas e creches com agendamento.
O 6° TIC é uma realização do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento, com o apoio cultural da Secult, apoio da Vivo e da Enel, controladora da Coelce, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e tem o patrocínio da CAIXA. No total, o festival terá 38 apresentações, duas delas com intérpretes de libras e audiodescrição. Já a expectativa de público é de 25 mil pessoas, dos quais 5 mil de alunos de escolas e creches com agendamento.
Consulte a programação completa no site www.festivaltic.com.br.
Fotos: Reprodução