Os caminhos mais tradicionais para quem opta pela carreira em Física são o ensino e a pesquisa. Como pesquisador, este profissional aplica as leis da Física na pesquisa pura e aplicada, solucionando questões práticas do cotidiano. Já na carreira acadêmica, o físico pode ministrar aulas para os ensinos fundamental e médio da educação básica e em cursos técnicos e profissionalizantes. Para atuar em universidades é preciso que este profissional continue seus estudos e faça pelo menos o mestrado.
Quem optou pela carreira acadêmica e deseja ser docente de universidades, uma ótima oportunidade é pleitear uma chance no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física do Instituto Federal do Ceará (IFCE), em Sobral. São 12 vagas e as aulas ocorrem às sextas-feiras e aos sábados.
O objetivo é capacitar em nível de mestrado professores da educação básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula como, por exemplo, estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos.
→ Processo seletivo
A seleção para mestrado em física do IFCE de Sobral conta com duas etapas, são elas: Prova escrita, no dia 23 de outubro, e defesa de memorial, de 22 de novembro a três de dezembro.
O campus de Sobral é um dos polos do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), voltado a professores de ensino médio e fundamental. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Física (SBF).
Esta é a segunda turma do mestrado no IFCE de Sobral. O mestrado gratuito é o primeiro na área de Física na Região Norte.
Se você está pensando em aproveitar essa oportunidade é bom não perder tempo, pois as inscrições encerram-se no na próxima quarta-feira, 12 de outubro. A inscrição poderá ser feita somente pela Internet, no site www.sbfisica.org.br. O valor da taxa de inscrição é de R$60, com pagamento até 13 de outubro.
Você pode encontrar mais informações acerca do mestrado em física do IFCE de Sobral nos editais.
Fotos: Reprodução.