Além de programação especial nos equipamentos culturais, o Dia da Criança será marcado por uma importante novidade para a política cultural do nosso Estado. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), apresenta nesta quarta-feira (12), o I Edital Cultura Infância. A iniciativa é a primeira, em todo o país, destinada especificamente ao apoio a projetos culturais voltados para o público infantil. A apresentação do edital acontece às 18h, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar, dentro da programação do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC).
Com R$ 1 milhão em recursos para investimento do Governo do Estado em projetos culturais relacionados a essa temática, o Edital Cultura Infância visa o acesso da criança a experiências e interações estéticas, contemplando diferentes manifestações artísticas, além da valorização da diversidade cultural. “O Edital tem entre seus objetivos democratizar o acesso da criança à arte e à cultura de forma equânime, contemplando as diferentes infâncias presentes em todo o território cearense, e estimular a participação infantil dentro do setor cultural, incentivando produções artísticas e culturais para as crianças, entendendo as artes como meios de experimentação, de socialização de produção”, ressalta o secretário da Cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piúba.
Assim como todos os novos editais da Secult, o I Edital Cultura Infância foi elaborado em diálogo com a sociedade, com destaque para o Fórum Cearense de Cultura Infância. Tudo isso, na busca por um projeto que englobe o incentivo à cultura e novos conhecimentos. “Outros objetivos desse edital, construído em conjunto com a comunidade, são ofertar às crianças bens e serviços artísticos que superem os padrões e modelos impostos pela cultura de massa, ampliar as referências artísticas e culturais das crianças e incentivar um ambiente fértil para o pensamento, a memória, a formação, a criação, a fruição em torno da Cultura Infância”, finaliza o secretário.
o I Edital Cultura Infância ficará aberto a partir desta quarta-feira para consulta pública, com qualquer cidadão podendo fazer sugestões por meio da Internet, no site www.consulta.cultura.ce.gov.br.
Fotos: Reprodução