Foi anunciado pelo pároco da Catedral Metropolitana de Fortaleza, Clairton Alexandrino, que a igreja terá de fechar as portas por tempo indeterminado. O motivo da decisão é a ocupação da calçada da Catedral pelos feirantes. “Para a missa que acontece pela manhã é impossível os fieis estacionarem e até mesmo entrar no templo para a oração”, informou pároco e ainda disse que só celebrará a missa no próximo domingo se a situação for resolvida.
“Fique claro que meu pedido é que haja uma solução para os feirantes que precisam trabalhar. Contudo,não pode ser na porta da Catedral. Os fieis me exigem uma solução, mas eu não posso dá-la, cabem às autoridades competentes, pois não tenho jurisdição sobre a calçada. Por isso fui obrigado, com a anuência do senhor bispo, a tomar esta medida drástica de fechar o templo”, explicou Pe. Clairton.
Além da ocupação pelos feirantes, ainda há outro problema, a sujeira deixada no local. Até dejetos humanos são deixados no local e quem sofre são os funcionários responsáveis pela limpeza da igreja. De acordo com o Pe. Clairton “isto causa um prejuízo enorme. Se coloco um cadeado no portão eles quebram para poder colocar os carros, cedo, no estacionamento. Ultimamente quebraram um portão de ferro. Quem vai ressarcir este prejuízo à Catedral?”.
Freqüentadores da Catedral são contra a ocupação dos feirantes e querem que eles procurem outro lugar para comercializar seus produtos. O responsável pela igreja afirma que o problema já vem se arrastando a muitos anos e nenhuma medida foi tomada. Pe. Clairton disse que as portas só serão reabertas quando os órgãos competentes tomarem alguma decisão para resolver esse problema que vem prejudicando as atividades da Catedral de Fortaleza.
Foto: Reprodução.