Na última semana, o No Pátio falou sobre uma sessão solene que a Assembleia Legislativa do Ceará realizou para fazer a entrega de prêmios do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca). Como já era de se esperar, na última terça-feira (11), o município de Sobral foi um dos agraciados durante a sessão que homenageou o 8º aniversário do Projeto.
Lançado em outubro de 2008, o Peteca é um programa desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipais de Educação, com a participação dos demais órgãos e entidades do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
Durante a sessão solene foram premiados os melhores trabalhos artísticos de alunos das escolas que desenvolvem ações relacionadas à erradicação do trabalho infantil e pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Nos três primeiros lugares foram premiados 18 autores, em seis categorias: conto, curta-metragem, esquete teatral, música, pintura e poesia.
Com a obra “Sonhos em chamas numa carvoaria”, o aluno do 9º ano da Escola Municipal José Arimateia Alves, no distrito do Bonfim, Fabrício de Sousa Castro, conquistou o segundo lugar na categoria pintura, em todo o estado do Ceará.
Para o professor Josimar Xavier, facilitador do Peteca na Escola José Arimateia Alves, “o resultado obtido pelo seu aluno Fabrício mostra que os bons resultados da educação sobralense têm se consolidado também nas representações artísticas de seus educandos”.
Lembrando que o objetivo do Peteca é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil, reconhecendo e divulgando os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos.
O projeto também busca valorizar a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção e combate à violação dos direitos de crianças e adolescentes.
Fotos: Reprodução.