Dica cultural para quem gosta de história e cinema! Nesta quarta-feira, dia 19, o Cineteatro São Luiz será palco do lançamento do documentário “Palmas”, da psicóloga especialista em audiovisual Edlisa Peixoto. A programação faz parte da Semana do Audiovisual Cearense e ainda contará com uma sessão de debate com a diretora, que convida Joaquim Melo, diretor do Instituto Banco Palmas; os cineastas Glauber Filho, Joe Pimentel e Tibico Brasil, além de personagens entrevistados no filme. A exibição será gratuita e aberta ao público.
A proposta de “Palmas” é contar a trajetória do Conjunto Palmeiras pela visão dos próprios moradores. “O documentário vem apresentar essa história de décadas de resistência e inovação, além de discutir a economia solidária e a movimentação sociocultural que a população passou. É uma história de pessoas simples e sua capacidade de transformação, que precisa ser contada para inspirar outras pessoas em suas mudanças pessoais e coletivas”, destaca Edlisa Peixoto.
Dessa forma, Edlisa Peixoto buscou desconstruir certa objetividade técnica usual da linguagem documental, para fazer uma investigação mais emocional do tema. A psicóloga conversou com moradores e líderes da comunidade que participaram de todo o processo de implementação da moeda e que acompanharam de perto os benefícios que ela trouxe. Além disso, ainda sobre o filme, vale ressaltar que ele foi lançado em tour europeia, passando por Portugal, Bulgária, Eslovênia e Croácia, colocando o Conjunto Palmeiras em diálogo com outras realidades sociais. Recentemente, “Palmas” foi selecionado para o festival italiano Terra di Tutti, voltado a documentários e cinema social no mundo.
Serviço
Exibição de “Palmas”, dirigido por Edlisa Peixoto
Data/horário: Dia 19 (quarta-feira), a partir das 19h30
Local: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500, Centro)
Sessão seguida de debate com a diretora, Joaquim Melo, os cineastas Glauber Filho, Joe Pimentel e Tibico Brasil, além entrevistados no filme.
Entrada gratuita / Informações: (85) 3033.1010