Programa Câmara Ambiental – Ações baseadas na sustentabilidade

Acontece|Câmara Municipal de Fortaleza|Cidade

Incorporar ao nosso dia a dia ações que beneficiam ainda mais a população da capital cearense e aprimorar a administração pública, desempenhando seus deveres constitucionais na promoção da cidadania e no atendimento às demandas de interesse público. Esses são apenas alguns dos objetivos da Câmara Municipal de Fortaleza, que a cada dia tem avançado na caminhada em direção ao êxito dessas premissas.

Um dos programas que merecem destaque no Poder Legislativo é o Câmara Ambiental. Criado em 2009, com o intuito de engajar o Legislativo Municipal nas questões ambientais, suas ações são baseadas em um modelo de desenvolvimento economicamente viável e que cause menor impacto sobre o meio ambiente.

De forma pontual, mas com impactos significativos, a Câmara Municipal de Fortaleza promoveu mudanças no cotidiano do Legislativo desde a criação do programa. Entre elas podemos destacar:

– Extinção do uso de papel branco, substituindo-o pelo reciclado;

– Café e água no Plenário passaram a ser servidos em recipientes de vidro;

– Instalação de pontos de coleta seletiva;

– Novas mudas nos jardins da sede;

– Promoção de cursos, oficinas e campanhas educativas.

Câmara Municipal de Fortaleza 2

Comandado por um núcleo gestor formado por assessores e servidores da Câmara Municipal de Fortaleza, o programa tem como diretrizes a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), voltada para a inserção de critérios socioambientais na administração pública, a Agenda 21, conjunto de recomendações que serve como guia para os diversos segmentos da sociedade que buscam o desenvolvimento sustentável, e as leis ambientais criadas pelo Legislativo.

Através do programa, as questões prioritárias para o desenvolvimento sustentável da cidade, que implicarão em mudanças no atual padrão de desenvolvimento, integrando as dimensões político-institucionais, sócio-econômicas, culturais e ambientais, estão sempre em pauta nas metodologias participativas que produzam um plano de ação. Estando deste modo cada vez mais perto de alcançar um cenário futuro desejável de sustentabilidade para Fortaleza.

 

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter