Assembleia debate fechamento da usina de biodiesel em Quixadá

Acontece|Assembleia Legislativa|Atualidades

Mesmo com o impacto positivo da produção de biodiesel na Usina de Quixadá no ano de 2015, a Petrobras informou que a unidade deverá ser fechada em novembro deste ano. A decisão, que já foi comunicada a empregados, sindicatos, clientes e fornecedores, vem causando bastante preocupação. Isso porque a economia da região sentirá os efeitos do fim das atividades da usina.
Para deliberar acerca do assunto, a Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço (CICTS) da Assembleia Legislativa do Ceará realiza, na tarde desta quarta-feira (26), uma audiência pública para discutir o fechamento da usina de biodiesel em Quixadá. O debate acontecerá no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

De acordo com a deputada Rachel Marques (PT), autora do requerimento que propôs a audiência, a Petrobras informou que vai deixar de atuar no setor de fertilizantes e na produção de biocombustíveis. A medida faz parte do plano estratégico de investimento anunciado pela companhia no dia 20 de setembro para o período de 2017 a 20121.

“Com a falta de investimento nesse setor, as regiões agrícolas e adjacências, onde as usinas se localizam, sofrerão um dano irreversível, pois irá incentivar o aumento do desemprego local, a falta de investimento na produção agrícola local, entre outros impactos negativos, já que é de fundamental importância para tais localizações o crescimento da rotatividade econômica que essa estatal gera”, afirmou a parlamentar.

fechamento-da-usina-de-biodiesel-em-quixada-1

Foram convidados para o debate acerca do fechamento da usina de biodiesel em Quixadá os presidentes da Petrobras, Pedro Parente, da Petrobras Biocombustível, Luiz Fernando Marinho, da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Ceará (Fetraece), Luiz Carlos Ribeiro Lima, além de representantes do Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho, da Secretaria da Fazenda do Estado, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Cáritas, Rede Catadores, Aprece e da bancada federal.

Com fechamento da usina de biodiesel em Quixadá, o que será que deve ser feito com o lugar, heim? O que  você pensa sobre essa situação? Queremos saber a sua opinião.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter