Estudantes da UFC ocupam a universidade em protesto contra a PEC 241

Acontece|Atualidades|Ceará

Em mais um capítulo da massa de protestos que tomam conta do País contra a Proposta de Emenda à Constituição 241 (PEC 241), um grupo de estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) decidiu, na noite da quinta-feira (3), ocupar a universidade reivindicando melhorias na educação. No Ceará, além da UFC, ocorrem ocupações contra a PEC na Câmara de Juazeiro do Norte e na URCA.

Prevendo um limite anual de despesas para os três poderes ao longo das próximas duas décadas, PEC 241 é uma das principais propostas do governo de Michel Temer para reequilibrar as contas públicas e viabilizar a recuperação da economia brasileira. Através da Proposta de Emenda à Constituição, os gastos públicos só poderão aumentar de acordo com a inflação do ano anterior.

eder_barbosaDe acordo com informações do Diretório Central dos Estudantes da UFC, a ocupação deve ser iniciada nesta sexta-feira (4), envolvendo alunos do Instituto de Cultura e Arte, comunicação, Centro de Ciências Agrárias (agronomia, engenharia de alimentos, engenharia de pesca, economia ecológico e zootecnia) e gestão de políticas públicas.

Os alunos que decidiram pela ocupação esperam que, nos dias seguintes, estudantes de outros cursos decidam também pela permanência nas dependências da universidade. Os alunos votaram também pela greve estudantil, com estudantes dos mesmo cursos que optaram pela ocupação. Os alunos de geografia já participam da manifestação.

Além de serem contra a PEC 241, os membros que votaram na assembleia na quinta-feira (3) reivindicam uma guarda da UFC que atue na integridade dos estudantes (atualmente eles são guardas patrimoniais) e efetivação de obras em campi da UFC no interior do Ceará. No mesmo dia os professores da UFC votaram contra a greve da categoria.

→ Outro lado

Para os defensores da PEC 241, um dos pontos positivos da proposta é justamente a reavaliação de prioridades e do tamanho do Estado. Segundo alguns economistas, dá para fazer mais com o mesmo dinheiro.

Já para os críticos, que é a grande maioria, a PEC ameaça políticas sociais e levará a uma redução de bens e serviços públicos por habitante, o que será desastroso.

E para você, a PEC 241 é uma solução viável para reequilibrar a economia do País? E em relação aos alunos da UFC, você apoia a greve?

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter