Levando em consideração dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a mulherada está dominando o empreendedorismo no Brasil. E já que o número de mulheres empreendedoras no País vem crescendo a cada dia, o Pátio Hype decidiu fazer uma matéria com um guia simples e objetivo, que o Sebrae disponibiliza, para ajudar não só o público feminino como qualquer empreendedor iniciante a saber o passo a passo correto para fazer a abertura legal da sua empresa.
Veja que por mais confuso que possa parecer, esse é um processo burocrático extremamente necessário. E seguindo as dicas você vai tirar de letra.
1. Encontre um contador de sua confiança
Levantar e validar a documentação para a abertura do seu negócio é, sem dúvida, a parte mais complicada do processo. Um bom profissional vai auxiliá-la em todos esses momentos, principalmente na hora de recomendar qual será o melhor sistema tributário para o seu empreendimento (sim, você tem de pensar nisso).
2. Elabore o contrato social e registre na Junta Comercial
Neste momento, alinhar-se a um advogado de sua confiança faz toda a diferença. Porque ele poderá te auxiliar a elaborar o contrato social da sua empresa. Este é o documento fundador de seu negócio, que conterá informações como “objetivo”, “ramo”, “aspectos societários” e “formação do capital social”. Com isso pronto, leve à Junta Comercial ou ao Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas. Se tudo estiver em ordem sua empresa estará devidamente registrada.
3. Hora de obter o CNPJ
Após entregar aquela batelada de documentos, você receberá o NIRE – Número de Identificação de Registro de Empresa. Com ele, será possível obter o CNPJ, que é o registro da sua empresa como contribuinte. Você pode fazer isso pelo site da Receita Federal.
4. Vá até a Prefeitura para pegar o alvará!
Com o CNPJ em mãos, você precisará ir até a Prefeitura (ou administração regional) da sua cidade para adquirir o alvará de funcionamento.
5. Faça a inscrição estadual na Secretaria da Fazenda
Essa inscrição é necessária para obtenção do registro no ICMS.
6. Registre-se na Previdência
Feita a inscrição estadual, vá até uma agência da Previdência para fazer o registro de sua empresa. Ainda que não existam funcionários, ela precisa estar registrada para pagar os tributos devidos. O prazo para isso é de 30 dias após o início das atividades.
7. Solicite autorização para emitir notas fiscais
Isso pode ser feito na Prefeitura da sua cidade, caso sua empresa preste serviços, ou na Secretaria Estadual da Fazenda, caso seja um comércio ou uma indústria.
Antes de abrir sua empresa, é preciso se informar. E agora que você que já conhece as dicas do Sebrae e está por dentro de como abrir seu negócio próprio, é chegada a hora de trabalhar e garantir o sucesso do seu empreendimento!
Fotos: Reprodução.