Curte “altas” aventuras? Conheça as 4 montanhas mais altas e belas do Brasil

Comportamento|Dicas|Turismo

O Brasil é um país extenso, conhecido por suas belas praias e pela maior floresta tropical do mundo. No entanto, além de dunas, ilhas, rios e florestas, mesmo sendo um lugar de escassas altitudes, existe um Brasil imponente em sua magnitude, e ainda muito pouco conhecido. Para quem não sabe, a riqueza e diversidade natural do nosso país estão presentes também em suas montanhas.

Isso mesmo, nas montanhas! O território guarda montanhas com formatos de mesa, pontões e inclusive monólitos gigantes. Se você é fã de adrenalina e gosta de encarar subidas para contemplar vistas inesquecíveis de diferentes paisagens, o Pátio Hype listou as montanhas mais altas e belas que estão na ponta da língua dos aventureiros. Veja! 

PICO DA NEBLINA

montanhas-mais-altas-e-belas-2

Localizado na Serra do Imeri, no Amazonas, o Pico da Neblina está a 2.995 metros acima do nível do mar. Para alcançá-lo, você vive uma verdadeira aventura: parte da cidade de São Gabriel da Cachoeira em uma viagem até a reserva indígena do Balaio. Segue depois por dois dias numa voadeira transpondo as águas do Yamirim para caminhar por cerca de uma semana, rumo ao topo.

O pico está localizado no Parque Nacional do Pico da Neblina, criado para proteger a região e as comunidades indígenas que vivem na região, como Tucanos e Yanomamis. E não vá pensando que é só decidir se aventurar pelo pico e pronto, para encarar o percurso é preciso pedir autorização da AYRCA (Associação Yanomami do Rio Cauaburís e Afluentes).

PICO DA BANDEIRA

montanhas-mais-altas-e-belas-3

Se você quer vistas altas sem ter que suar (tanto!) a camisa, o Pico da Bandeira, de 2.891 metros de altura, localizado na Serra do Caparaó, entre Minas Gerais e Espírito Santo, é o lugar perfeito. Localizado no Parque Nacional do Caparaó, uma das áreas do território capixaba que conserva melhor a Mata Atlântica, o Pico da Bandeira proporciona uma vista inesquecível do nascer do sol. Para contemplá-la, encare sua subida durante a lua cheia do mês de julho, quando as noites estão mais iluminadas.

PICO DAS AGULHAS NEGRAS

montanhas-mais-altas-e-belas-4

Dentro do Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, o Pico das Agulhas Negras têm 2790 metros e é o quinto mais alto do Brasil. No parque existem trilhas de vários níveis para explorar a região: uma que chega até a sua base e dura 45 minutos, a 1300 metros de altura, e partir dela, mais duas horas de subida íngreme até o pico, com o auxílio de cordas.

PICO DO CRISTAL

montanhas-mais-altas-e-belas-5

Uma montanha de formas perfeitas, assim é definida pela maioria dos montanhistas. A origem do nome pode ser notada em noite de lua cheia. Os cristais de quartzo que afloram na superfície, ganham brilho à luz da lua, em um fenômeno natural de rara beleza.

A montanha fica na mesma porção do Pico Calçado e do Pico da Bandeira, compondo o maciço do Caparaó. Porém seu acesso é um pouco mais técnico, passando por trechos expostos e exigindo algumas “escalaminhadas”. Nada que não possa ser vencido com alguma insistência, e um pouco de ousadia. A presença de um guia, para quem não tem muita experiência, é indispensável.

Quem pensa que o território brasileiro é plano e sem graça está enganado. A enorme extensão territorial do País guarda muitos segredos e se você ainda está decidindo seu roteiro de viagem, essas montanhas mais altas e belas que listamos aqui podem ser uma boa opção. Se você conhece mais alguma montanha ideal para curtir altas aventuras, conta para a gente.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter