Prefeitura de Fortaleza promove campanha de vacinação contra raiva

Acontece|Fortaleza|oportunidades

Quem tem um amigo de quatro patas sabe que assim como nós, cães e gatos devem ter cuidados especiais com a saúde. Com um acompanhamento veterinário e uma carteirinha de vacinação organizada, é possível ter o controle ideal sobre a saúde e vacinas do bichano e evitar a disseminação de doenças como a raiva.

Embora, nos dias de hoje, a raiva seja uma doença considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos – sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção. Tendo isso em vista, a Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lança a campanha de vacinação contra raiva de cães e gatos.

Nesta sexta-feira (11), a campanha acontece na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Messejana, Regional VI, às 9 horas. No sábado (12), ocorre o dia “D” de vacinação, com o oferecimento do serviço em 700 locais, no horário de 8 às 17 horas.

campanha-de-vacinacao-contra-raiva-3

Para a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Rosânia Ramalho, a campanha visa garantir a saúde e proteção dos animais. “Todos os cães e gatos podem ser vacinados, exceto aqueles que se encontrem doentes. A idade mínima para vacinação é de três meses, seguido de uma dose de reforço. Lembrando que a vacina é a única forma de garantir a saúde e proteção desses animais contra a raiva”, destacou Rosânia.

Na ocasião do lançamento da campanha de vacinação contra raiva haverá show de adestradores e exposição de maquetes educativas. O Vetmóvel será apresentado à população de Messejana, realizando consultas, vacinas e exames. Também está prevista apresentação de peça teatral sobre Bem Estar Animal. A meta é vacinar 297 mil animais este ano, entre cães e gatos.

campanha-de-vacinacao-contra-raiva-2

Saiba mais:

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

Em Fortaleza, a campanha antirrábica deste ano segue até 12 de dezembro, mas nas UVZs das Regionais a vacinação ocorre durante todo ano. É importante ressaltar que o município de Fortaleza está há 13 anos sem registrar casos da doença. Portanto, não deixe o seu bichinho de fora da campanha de vacinação contra raiva de cães e gatos.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter