Você já sabe que o ato de doar sangue pode fazer a diferença entre a vida e a morte de quem precisa, não é mesmo? É apostando nessa consciência coletiva que o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Estado do Ceará, deu início, na segunda-feira (21), à 10ª Semana Nacional do Doador de Sangue, que ocorrerá até o próximo domingo, 27 de novembro.
Visando conseguir novos doadores, podendo assim salvar mais vidas, a campanha incentiva que as pessoas realizem a boa ação – mesmo sem conhecer alguém que precisa da doação de sangue – com uma única finalidade: salvar vidas!
De acordo com a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, cerca de 80% das doações são de doadores de sangue espontâneos, ou seja, aqueles que doam com frequência sem se importar com quem vai receber o sangue. “A gente precisa lembrar que todos os dias existem pessoas que precisam de transfusão de sangue e que dependem da boa vontade dos doadores, por isso é importante manter a doação como uma atividade regular, pois não existe substituto para o sangue”, disse.
→ DOE SANGUE
Quando se fala em doação de sangue muitas pessoas já se assustam, por diversos fatores, desde o medo de agulha ao pensamento de que o procedimento trará algum risco à saúde. É importante deixar claro que o ato de doar sangue dura apenas trinta minutos e salva vidas de muitas pessoas que necessitam de transplantes. Isso sem falar que, ao contrário do que muita gente ainda pensa, doar sangue é um processo relativamente prático e simples! Para ser doador é preciso cumprir apenas alguns pré-requisitos, como:
– Estar saudável e bem alimentado;
– Ter entre 16 e 69 anos;
– Possuir mais de 50 kg.
Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site do Hemoce.
Não deixe de participar da campanha e se torne também um doador de sangue. Você pode salvar muitas vidas e fazer toda a diferença!
Fotos: Reprodução.