Autoridades e especialistas discutem ações contra mudanças climáticas

Acontece|Assembleia Legislativa|Política
Desde a década de 1990, o debate sobre meio ambiente e mudanças climáticas se intensificou. Seguindo o debate surgiram várias pesquisas científicas para a verificação desses impactos, além de mostrar o quanto nós precisamos ser realistas para pensar em soluções. Nesse sentido, em todo o Brasil, políticas públicas passam – mais do que nunca – a pautar o quanto é urgente evitar o agravamento da crise climática
Nos dias de hoje, no Ceará, encontra-se em tramitação no plenário a proposta da Política Estadual sobre as Mudanças Climáticas (PEMC). A proposta, que foi apresentada na Assembleia Legislativa na segunda-feira (21) – em audiência pública que reuniu autoridades e especialistas no assunto -,  norteará a elaboração do Plano Estadual sobre Mudanças Climáticas do estado, dos planos municipais, bem como de ações relacionadas com as mudanças no clima.

Durante o debate, promovido pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido (CMADS) da Assembleia Legislativa, o secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, explicou que a proposta da PEMC foi elaborada em conjunto com o Fórum Estadual sobre Mudanças Climáticas e acolheu 12 emendas do deputado Renato Roseno, duas do deputado Carlos Matos (PSDB) e duas do deputado Heitor Férrer (PSB).

803fbc641546e265fc96dc4ba6621364_xl

Entre os principais instrumentos da PEMC estão planos de ações para prevenção e controle do desmatamento nas regiões da caatinga e mata atlântica, medidas fiscais e tributárias que estimulem a redução da emissão de gases do efeito estufa, adoção de medidas e tecnologias que promovam a redução gradativa da utilização de combustíveis fósseis, dotações para ações em mudanças climáticas no orçamento do estado, entre outras medidas.

Durante o debate na Assembleia Legislativa, o deputado Renato Roseno (Psol) criticou o modelo desenvolvimentista do Ceará e considerou a possibilidade de instalação de refinaria no Estado como uma política “atrasada”. A atração do investimento foi uma das pautas da viagem do governador Camilo Santana à Ásia na última semana.

E você, o que acha que pode ser feito para contenção das mudanças climáticas?

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter