Greenpeace lança novo “Guia de eletrônicos verdes”

EcoFriendly|Novidades|Sustentabilidade

O Greenpeace lançou recentemente mais uma edição do “Guia de eletrônicos verdes”, que traz o ranking das empresas mais ecologicamente corretas e informações que o justificam. Agora o guia está mais criterioso, o que é melhor para as empresas que honram seus compromissos ambientais e pior para aquelas que só fazem promessas. “Nesta edição, o Greenpeace parabeniza HP, Dell e Nokia, as três primeiras colocadas, e condena grandes como Toshiba e LGE, na lanterna”.

O Guia de eletrônicos verdes é publicado trimestralmente e é uma forma de fazer com que a indústria de eletrônicos se responsabilize e encare o problema do lixo que produz. “Queremos que os fabricantes parem de usar produtos tóxicos em seus produtos. Queremos um fim para as histórias de crianças pobres revirando montanhas de lixo eletrônico criadas pela sociedade de consumo”.

Para que uma empresa fabricante de eletrônicos chegue ao topo da lista, é necessário que ela prove que seus produtos não possuem substâncias químicas perigosas à saúde humana e ambiental e comprovar práticas de redução das emissões de carbono, através de planos de limpeza da matriz elétrica das empresas. “Ao incorporar o critério de uso de energia nos processos produtivos, o novo Guia de Eletrônicos mensura o impacto ambiental proveniente de emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes”, ressalta Ricardo Baitelo, da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace no Brasil.

Veja abaixo o ranking das empresas (e as notas) que mais fazem ações de preservação do meio ambiente:

1 – HP (5,9)
2 – Dell (5,1)
3 – Nokia (4,9)
4 – Apple (4,6)
5 – Philips (4,5)
6 – Sony Ericsson (4,2)
7 – Samsung (4,1)
8 – Lenovo (3,8)
9 – Panasonic (3,6)
10 – Sony (3,6)
11 – Sharp (3)
12 – Acer (2,9)
13 – LG Electronics (2,8)
14 – Toshiba (2,8)
15 – Rim (1,6)

 

Confira o Guia de eletrônicos verdes completo (pdf), em inglês.

 

Foto: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter