Quarta-feira é da de encontro com a tradição e música popular no Cineteatro São Luiz. Semanalmente e sempre ao meio-dia, o equipamento da Secretaria da Cultura recebe o Festival Rabecas da Tradição. Com curadoria do jornalista, pesquisador e professor Gilmar de Carvalho e do fotógrafo Francisco Sousa, a iniciativa convida ao público a conferir uma apresentação de dois mestres da rabeca. Hoje (23), as atrações são os rabequeiros Luiz Adão e Antonio Lourenço, ambos de Quiterianópolis.
O Festival Rabecas da Tradição parte da pesquisa sobre rabecas, performance e luteria, que vem sendo desenvolvida, desde 2004, por Gilmar de Carvalho e Francisco Sousa. Com isso, o objetivo do projeto é trazer para o Centro de Fortaleza este toque que animou festas nos terreiros das fazendas, que acompanhou reisados e danças de São Gonçalo e que serviu de trilha para dramas e teatro de bonecos em vários municípios cearenses, durante muitos anos. “A rabeca não é um violino tosco ou mal acabado. É um parente próximo do violino, com o mesmo formato, as mesmas quatro cordas e a mesma afinação”, afirma Carvalho, sobre o mítico instrumento.
Com entrada gratuita, em um dos mais movimentados pontos da capital e sendo, portanto, uma opção de programação cultural de qualidade para quem passa pela Praça do Ferreira, o Festival Rabecas é em um encontro com nossa arte e nossa identidade, em uma dos mais belos e significativos equipamentos culturais do País. “Será uma oportunidade de fruir estes toques de rabeca, em uma das nossas principais e mais belas salas de espetáculo, o Cineteatro São Luiz”, complementa Gilmar de Carvalho, reforçando o convite ao público para conferir o evento.
Serviço:
Festival Rabecas da Tradição
Apresentações de rabequeiros cearenses nas quartas-feiras de novembro.
Sempre de meio-dia até às 13h, no foyer do Cineteatro São Luiz
Entrada franca.
Fotos: Reprodução