As bibliotecas são verdadeiros templos do conhecimento. Nesses locais podemos mergulhar na literatura, conhecer culturais diversas, entender muito sobre a história e até contemplar arquiteturas únicas. Por isso, para quem gosta desse tipo de roteiro, o Pátio Hype traz uma lista da Royal Holiday, com bibliotecas que não podem ficar de fora dos seus próximos destinos.
Berlin State Library
Em um palacial estilo neobarroco, com obras de interesse acadêmico de todos os períodos, línguas e países, essa biblioteca possui mais de 11 milhões de livros. O conteúdo guardado no local é tão grande que dois prédios precisam abrigar o acervo principal, além de contar com mais dois prédios de apoio. Bíblia de Gutenberg, antigas ilustrações bíblicas, coleções sem paralelos de manuscritos de Bach e Mozart, e a partitura original da 9ª Sinfonia de Beethoven são alguns dos exemplos da grandeza do acervo.
Biblioteca Nacional Mariano Moreno
Essa é a maior biblioteca da Argentina e está diretamente ligada à história do país, com um acervo que reflete cada grande mudança política e social. Localizado no sofisticado bairro de Recoleta, o prédio em linha arquitetônica brutalista e com imensas janelas de vidro, conta com salas de hemeroteca, fotografia, áudios, mapas, partituras, leitura em braile, arquivo histórico nacional, além de exposições de arte.
National Library of the Czech Republic
Tendo sido considerada uma das mais majestosas do mundo, essa biblioteca é de uma beleza barroca espantosa. Visitar este lugar é como caminhar por locais particulares de reis e rainhas. Localizada no complexo de prédios Klementinum, ocupa pouco mais de 2 hectares do centro histórico de Praga. Metade do acervo de 6,5 milhões de livros fica no edifício, ricamente decorado do piso ao teto, com afrescos pintados por Jan Hiebel, prateleiras ornamentais e antigos globos valiosíssimos.
New York Public Library
A New York Public Library conta com uma rede de prédios espalhados pela cidade, sendo o mais famoso deles o localizado na Quinta Avenida, no palácio Stephen. Facilmente confundida com um museu, a biblioteca disponibiliza quatro andares e mais de 60 mil metros quadrados à visitação. O prédio foi transformado em Marco Histórico Nacional em 1966 e seus mais de 12 quilômetros de prateleira também guardam 15 milhões de itens, incluindo manuscritos medievais e papiros japoneses.
Biblioteca Nacional do Brasil
Atualmente, a biblioteca conta com um acervo que chega a 416,5 mil peças e está exposto em um elegante edifício com estilo eclético, no qual se mesclam elementos neoclássicos e de art nouveau com estruturas de aço, tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1973. Entre as preciosidades da biblioteca estão um pergaminho do século 11 com manuscritos em grego sobre os quatro Evangelhos, a Bíblia de Mogúncia de 1462 e Crônica de Nuremberg.
Seja pelo acervo de obras raras, singularidade ou história, as bibliotecas servem para muito mais do que leitura, elas podem também ser locais de contemplação e novas descobertas. Aproveita essa lista e já vai planejando aquela viagem dos seus sonhos!
Fotos: Reprodução