Em tempos de crise, nada melhor que controlar as despesas e segurar a mão para não gastar além da conta! Portanto, é preciso acabar com comprinhas desnecessárias e conseguir dizer não na hora em que o desejo de consumo que falar mais alto! Mas, como economia nunca foi sinônimo de falta de qualidade, o No Pátio fez uma listinha super útil que vai te ensinar a gastar o tão suado dinheirinho de forma mais inteligente, consumindo o que for realmente preciso e não gastando com bobagens!
Família que adora um troca troca
Quando algum item da casa apresentar problemas, o primeiro passo é verificar se existe mesmo possibilidade de conserto. Geralmente, sai bem mais em conta comprar um novo que mandar consertar. Visto que uma peça que já foi mandada ao conserto pode quebrar de novo a qualquer momento. Para trocar um estofado de um sofá antigo de três lugares, por exemplo, você gastaria, no mínimo, cinco mil reais. Com mais 500, você pode comprar um novinho em folha!
Check up no carro
Sabe aquele velho ditado “prevenir é melhor que remediar”? É a mais pura verdade! É bem melhor levar o carro para a revisão no período determinado que ter que pagar por uma peça danificada. A troca de óleo custa, em média, 20 reais e a troca do filtro mais de 200. Sem sombra de dúvidas que levar o carro de seis em seis meses é bem melhor para o seu bolso!
Mais por menos
A mulherada bem sabe que manter os cuidados com o corpo e o cabelo praticamente acabam com o salário de qualquer mortal! Mas, nem pense em ficar sem eles! Para continuar linda, prefira os pacotes de tratamento estético. Eles são por um preço bem menor que o normal. Uma sessão de drenagem linfática, por exemplo, custa em média, 60 reais e um pacote com 10 sessões, 450. No fim das contas, a economia é de 150 reais. Ah! Sem falar que você fai ter o prazer das massagens durante 10 dias
Direto da fonte
Se você viaja ao exterior com freqüência, nada melhor que aproveitar a oportunidade e comprar roupas e produtos eletrônicos por um preço bem inferior dos que são cobradas aqui no Brasil. Por que pagar quase dois mil reais em um iPhone aqui, se você pode comprá-lo pela metade do preço nos Estados Unidos? Já pensou comprar uma cala da Diesel, óculos Ray-Ban, tênis da Nike, um Chanel n°5, uma polo da Lacoste, um vestidinho da Tommy Hilfiger e um batom da M.A.C por apenas 800 reais. Isso mesmo! Todas essas comprinhas pela bagatela de 800 reais. Nos Estados Unidos você pode! Aqui, claro, não sairia por menos de 2.500 reais.
Presentes do natal o ano todo!
O natal é só em Dezembro, mas você pode e deve começar a comprar os presentes logo no começo do ano! Além de gastar aos poucos – dando tempo para pagar uns, antes de comprar os outros – você ainda leva para casa produtos pela metade do preço, se aproveitar as liquidações. Claro, não esqueça de comprar sempre itens mais genéricos para que o presenteado não queira trocar e tenha problemas com o prazo. Para as mulheres, prefira dar produtos de beleza – não tem como não agradar – e para os homens um bom livro.
Uma vez por mês
Prefira fazer compras mensais e adquirir produtos que você usa muito em embalagens maiores, que contenham mais. Os preços dessas embalagens geralmente são melhores, visto a quantidade de produto que vem. Vale muito mais a pena pagar um pouquinho além e levar uma embalagem bem maior. Além da economia do dinheiro, você ainda vai ter a tranquilidade de fazer uso do produto por mais tempo!
Férias agora!
Sabe as férias que você tanto deseja e que não vê a hora de chegar? Então, programe-se para pagar com muita antecedência! Nada de sair passando tudo no cartão ou no cheque! O ideal mesmo é pagar com, no mínimo, 60 dias! O que não pode mesmo é passar as férias preocupada com a forma de pagamento das extravagâncias!
Seja fiel
Academias e estacionamentos geralmente oferecem um bom desconto para quem é cliente fiel! Os planos de estacionamento são excelentes pedidas para economizar um bom dinheiro e ainda ter o carro sempre em segurança!
Ah! Cuidado para não ser iludido pelas falsas promessas de economia. Uma blusa, por exemplo, de 30 reais com costura frágil e tecido de baixa qualidade não é economia nenhuma! Muito melhor comprar uma blusa de 95, com tecido superior e costura reforçada. Então, vale lembrar que nem toda dica para economizar dinheiro é boa!
Fotos: Reprodução