O fim de semana em Fortaleza também reserva a celebração de uma das maiores tradições da nossa cultura regional! Nesta sexta-feira (25/11), a Praça da Messejana vai receber toda a festividade do projeto Dia 25 é Dia de Maracatu. A programação acontece a partir das 18 horas e o Maracatu Filhos de Iemanjá comandará a apresentação com cortejo e coroação da rainha. Além disso, o evento também contará com um intérprete de libras (Língua Brasileira de Sinais), que traduzirá para o público surdo todo o festejo.
Além do Maracatu Filhos de Iemanjá , nesta edição de novembro, o projeto receberá a programação do Roda de Memórias. A atividade, que tem levado os autores da terceira etapa da Coleção Pajeú a diversos espaços da cidade, levará à Praça da Messejana a autora Arlene Holanda, onde ela apresentará o livro “No Balaio do Maracatu”.
Lançado no dia 25 de março de 2013, data em que se celebra oficialmente o Dia do Maracatu e a libertação dos escravos do Ceará, o projeto da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com apoio da Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Estado do Ceará, é uma política cultural de apoio, onde o objetivo principal é disseminação desta tradição em diferentes locais da cidade.
Realizado no dia 25 de cada mês, o Dia 25 é Dia de Maracatu visa, portanto, democratizar essa prática cultural. “Durante muito tempo, apesar da beleza e da importância histórica e cultural, o Maracatu era vivenciado em Fortaleza somente no período de Carnaval. O projeto Dia 25 é Dia de Maracatu veio dar visibilidade e democratizar o acesso a essa manifestação, além de envolver a cidade de Fortaleza no contexto da celebração, visando a difusão e o fortalecimento dos Maracatus locais”, como afirma Graça Martins, Gerente da Célula de Patrimônio Imaterial da Secretaria de Cultura de Fortaleza.
Fotos: Reprodução