Figuras assustadoras que compõem o delirante imaginário popular pelo olhar do cordel e das gravuras. Isso é o que o público pode conferir em “Bestiário Nordestino”. A exposição, com a curadoria dos artistas Rafael Limaverde e Marquinhos Abu, propõe lançar uma visão sobre o universo fantástico pela ótica do cordel e da gravura. Contemplada no Edital Temporada de Arte Cearense 2016 e com acervo de mais de 40 obras de 19 artistas do Nordeste, a mostra segue em cartaz até o dia 30 de dezembro, de terça-feira a domingo, de 14h às 21h, na Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
O acervo da exposição é fruto, em sua maioria, do projeto Oco do Mundo. Durante 14 dias, os artistas Rafael e Marquinhos caíram na estrada em uma pesquisa sobre a gravura, onde encontraram diversos nordestinos e suas obras fantásticas. Assim, sobre a mostra, Rafael Lmaverde comenta: “Os animais impossíveis, nascidos de uma imaginação enlouquecida, tornam-se a natureza secreta dos homens. É ele agora que vai espreitá-lo e revelar-lhe sua própria verdade. Não se sabe muito bem sua origem, mas nos chegam pelas oralidades medievas, indígenas e africanas. Desse residual o nordeste então cria e recria seu próprio bestiário”.
Dessa forma, a exposição “Bestiário Nordestino” traz obras dos gravadores: Abraão Batista (Juazeiro/CE), Adriano Brito (Crato/CE), Guto Bitu (Crato/CE), Carlos Henrique (Crato/CE), Carlus Campos (Fortaleza/CE), Francisco de Almeida (Fortaleza/CE), J.Borges (Bezerros/PE), José Costa Leite (Condado/PB), Lourenço Gouveia (Recife/PE), Maurício Castro (Recife/PE), Nilo (Juazeiro do Norte/CE), Roberto Galvão (Fortaleza/CE), Rafael Limaverde (Fortaleza/CE), Sebastião de Paula (Fortaleza/CE), Stênio Diniz (Juazeiro/CE), Damásio Paulo (Juazeiro/CE), Antônio Lino (Juazeiro/CE), Walderêdo Gonçalves (Juazeiro/CE) e Justino P. Bandeira (Juazeiro/CE).
Serviço:
Exposição “Bestiário Nordestino”
Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Em cartaz até o dia 30 de dezembro, de terça-feira a domingo, de 14h às 21h
Fotos: Reprodução