Vítima de discussões acaloradas, muitos se perguntam se devem ou não usá-lo, pois já ouviram histórias de gente que se deu muito mal com ele. Entretanto, nestes tempos de crise aumenta o número de micro e pequenas empresas que procuram por crédito facilitado, seja para modernizar equipamentos, aumentar o poder de barganha com os clientes ou até mesmo trocar o mobiliário da empresa.
Pouco compreendido pela maioria das pessoas que o utiliza, especialistas do Sebrae alertam que agir por impulso na pegar um empréstimo pode colocar em risco a saúde financeira do negócio. Mas o que é necessário saber antes de buscar crédito nas instituições financeiras?
Esta é uma pergunta que poucos empreendedores levam em consideração quando pensam em solicitar um empréstimo ou financiamento. Para esclarecer essas e outras dúvidas, o Pátio Hype listou algumas dicas para que você saiba o que fazer nesses momentos.
O primeiro ponto, muito importante, é entender que o crédito viabiliza oportunidades, não as cria. Além disso, o empréstimo precisa ser pago, senão a dívida cresce e torna-se um problema grave. O fundamental é ter planejamento tanto na abertura ou expansão do negócio, para identificar e administrar os riscos do empreendimento.
→ Quais os cuidados para quem precisa recorrer ao crédito neste momento de retração econômica?
– Analise suas necessidades;
– Calcule seus lucros;
– Escolha a linha certa de crédito;
– Tenha cuidado com os custos escondidos;
– Pesquise taxas;
– Prepare a papelada;
– Justifique o motivo do empréstimo;
– Separe as contas do negócio das despesas pessoais;
– Cuidado com as operações casadas;
– Previna-se para as emergências.
A contratação de um empréstimo é algo que assusta muitas pessoas. Popularmente, ele é associado ao acúmulo de dívidas difíceis de serem pagas e que rapidamente passam a ser a razão de fortes dores de cabeça.
Contudo, como dito anteriormente, em um cenário de crise econômica, um empréstimo bem planejado pode ser uma alternativa para quem procura mais flexibilidade financeira. Seja para o pagamento de uma dívida com alta taxa de juros ou a quitação do cartão de crédito, sempre existe uma opção adequada.
E você, já precisou pedir empréstimo? Como foi a experiência? Conta para a gente…
Fotos: Reprodução.