Olha a gente aqui de novo com mais um Música de Todo o Mundo, trazendo a cada semana uma nova banda incrível de cantos que você nem imagina! Já passaram por aqui bandas de Porto Rico, da Índia, um DJ Belga e com certeza ainda tem muita coisa boa rolando nos mais de 190 países do mundo!
E dessa vez, nossa banda vem diretamente de Cuba, terra do recém falecido Fidel Castro. Além de muita polêmica, a Ilha tem também boa culinária e muita música bacana. Vem conhecer com a gente o pessoal do Orishas!
“Represent, represent, Cuba! Orishas underground de Havana!”
Se você era um dos viciados na TV União jovem de cara e de coração, praticamente a MTV cearense, deve ter alguma recordação – ainda que vaga – dos versos e do clipe acima. A música é Represent. Pois é, os Orishas apareciam por lá de vez em quando com um dos seus primeiros singles de seu primeiro disco, a Lo Cubano. Eles são um grupo de rap nascido em 1999 – originalmente atuando sob o nome de Amenaza – e que durou até 2010. Curiosamente, os cubanos dos Orishas não se conheceram na ilha. Eles moravam em Paris quando se conheceram e formaram o grupo. Entretanto, fizeram questão de resgatar suas origens cubanas e falar dos problemas da ilha que tiveram que deixar em busca de uma vida melhor.
As periferias de Havana e a cultura underground sempre estiveram presentes nas músicas dos Orishas, como podemos ouvir em Nací Orishas, do álbum El Kilo, considerado pelos fãs o melhor disco do grupo. Confere só:
No começo deste ano eles anunciaram um retorno e que estavam, inclusive, trabalhando em um novo disco. Quem acompanha a página oficial do Grupo no Facebook nota que eles andam com muitas atividades e no canal do grupo no Vevo, já tem single novo rolando.
Ou seja, eles voltaram para valer! Os Orishas foram o único grupo de cubanos – ao lado do Buena Vista Social Club – a fazer bastante sucesso internacionalmente. Eles chegaram a integrar a trilha sonora do filme Dirty Dancing 2 e já fizeram até show aqui em Fortaleza, em 2009. Alguém aí foi?
Fotos e vídeos: Reprodução