Ceará é o estado com o maior número de municípios certificados nesta edição do Selo UNICEF

Acontece|Atualidades|Ceará


O Pátio Hype já falou em outra matéria sobre a importância do Selo UNICEF Município Aprovado – iniciativa que visa melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A boa notícia é que o Ceará é o estado com o maior número de municípios certificados nesta edição do Selo UNICEF. No total, 82 municípios receberão, no próximo sábado (10), do Fundo das Nações Unidas para a Infância, o reconhecimento internacional por seus avanços nas áreas de Saúde, Educação, Proteção e Participação Social em direção à redução das desigualdades que afetam as vidas de crianças e adolescentes.

Em comum, esses 82 municípios fortaleceram as políticas públicas orientadas à infância e à adolescência e deram especial atenção a ações integradas entre as áreas de Saúde, Educação, Proteção e Assistência Social das gestões municipais e estaduais para se alcançar bons resultados.

selo-unicef-2

Mas avanços significativos podem ser observados não apenas nos 82 certificados, como também nos 123 municípios cearenses que participaram desta edição do Selo UNICEF. Confira alguns exemplos:

– 114 municípios realizaram a Semana do Bebê e 110 incluíram o evento no calendário municipal oficial;

– 98 municípios desenvolveram o Plano Municipal pela Primeira Infância;

– 93 municípios implementaram ações de atenção ao pré-natal;

– 88 municípios realizaram busca ativa para identificar crianças fora da escola;

– 97 municípios realizaram busca ativa para atualizar suas taxas de crianças com necessidades educacionais especiais, outro passo importante para garantir o acesso à escola;

– 96 municípios que realizaram ações de prevenção ao trabalho de crianças e adolescentes;

– 55 municípios implementaram algum programa para prevenção e acolhimento de meninos e meninas vítimas de violência doméstica e sexual;

– 105 municípios criaram o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA);

– 96 municípios realizaram a campanha Por Uma Infância Sem Racismo;

– 108 municípios realizaram ações de prevenção contra o Aedes aegypti envolvendo os NUCA’s e 102 envolveram as escolas municipais nessas ações.

selo-unicef-3

No Semiárido, foram 1.502 municípios convidados em 2013, dos quais 1.134 se inscreveram e 658 seguiram na iniciativa até 2016. Os 308 municípios certificados integram o grupo dos que mais se destacaram, realizando pelo menos 70% das ações previstas na metodologia do Selo UNICEF.

Serviço:

Cerimônia de entrega do Selo UNICEF a municípios do Ceará

Data: 10 de dezembro (sábado)

Local: Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 Edson Queiroz – Centro, Fortaleza/CE

Horário: Das 8 às 13 horas

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter