O Pátio Hype já falou em outra matéria sobre a importância do Selo UNICEF Município Aprovado – iniciativa que visa melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
A boa notícia é que o Ceará é o estado com o maior número de municípios certificados nesta edição do Selo UNICEF. No total, 82 municípios receberão, no próximo sábado (10), do Fundo das Nações Unidas para a Infância, o reconhecimento internacional por seus avanços nas áreas de Saúde, Educação, Proteção e Participação Social em direção à redução das desigualdades que afetam as vidas de crianças e adolescentes.
Em comum, esses 82 municípios fortaleceram as políticas públicas orientadas à infância e à adolescência e deram especial atenção a ações integradas entre as áreas de Saúde, Educação, Proteção e Assistência Social das gestões municipais e estaduais para se alcançar bons resultados.
Mas avanços significativos podem ser observados não apenas nos 82 certificados, como também nos 123 municípios cearenses que participaram desta edição do Selo UNICEF. Confira alguns exemplos:
– 114 municípios realizaram a Semana do Bebê e 110 incluíram o evento no calendário municipal oficial;
– 98 municípios desenvolveram o Plano Municipal pela Primeira Infância;
– 93 municípios implementaram ações de atenção ao pré-natal;
– 88 municípios realizaram busca ativa para identificar crianças fora da escola;
– 97 municípios realizaram busca ativa para atualizar suas taxas de crianças com necessidades educacionais especiais, outro passo importante para garantir o acesso à escola;
– 96 municípios que realizaram ações de prevenção ao trabalho de crianças e adolescentes;
– 55 municípios implementaram algum programa para prevenção e acolhimento de meninos e meninas vítimas de violência doméstica e sexual;
– 105 municípios criaram o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA);
– 96 municípios realizaram a campanha Por Uma Infância Sem Racismo;
– 108 municípios realizaram ações de prevenção contra o Aedes aegypti envolvendo os NUCA’s e 102 envolveram as escolas municipais nessas ações.
No Semiárido, foram 1.502 municípios convidados em 2013, dos quais 1.134 se inscreveram e 658 seguiram na iniciativa até 2016. Os 308 municípios certificados integram o grupo dos que mais se destacaram, realizando pelo menos 70% das ações previstas na metodologia do Selo UNICEF.
Serviço:
Cerimônia de entrega do Selo UNICEF a municípios do Ceará
Data: 10 de dezembro (sábado)
Local: Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 Edson Queiroz – Centro, Fortaleza/CE
Horário: Das 8 às 13 horas
Fotos: Reprodução.