A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas afirma que “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.” No entanto, esses direitos básicos de todos os seres humanos nem sempre são respeitados.
Visando expandir o olhar acerca do assunto, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Direitos Humanos do Gabinete do Governador, a Secretaria da Justiça e Cidadania, a TV Ceará e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura deram início, na quinta-feira (8), no Dragão do Mar, o I Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos. O evento faz parte das atividades da I Semana Estadual de Direitos Humanos.
A mesa de abertura foi composta pelo coordenador de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Ceará, Demitri Cruz, o secretário adjunto da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas, Marcelo Uchôa, o deputado estadual Renato Roseno e a advogada do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), representando o secretário da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Hélio Leitão.
Para o coordenador Demitri Cruz, esse evento é o momento ideal para conhecer as práticas de Educação em Direitos Humanos já existentes. “Vamos ter essa oportunidade de conhecer ações que o estado promove e pretende promover nos direitos humanos em vários setores como o sistema prisional e no sistema sócio educativo, experiências na educação básica, superior. Serão momentos importantes para discutir, inclusive, mídia e violação de direitos”, destacou.
Falar de Educação em Direitos Humanos, no Brasil, hoje, é partir de um contexto em que prevalece uma cultura de profundo desrespeito. Mas vamos ser otimistas e torcer para que iniciativas como essa, do Governo do Estado do Ceará, possam ir mudando esse cenário aos poucos, não é mesmo? A I Semana Estadual de Direitos Humanos vai até sábado (10), dia em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos celebra seu 68º aniversário.
Fotos: Reprodução.