Aumento no número das escolas em tempo integral, 100 vagas de mestrado para professores e ampliação dos recursos para reformas e melhorias nas instituições de ensino no interior do Ceará. Essas são algumas das melhorias que governador Camilo Santana anunciou durante visita surpresa ao Seminário Gestão Educacional, promovido pela Secretaria da Educação (Seduc), na quarta-feira (14).
Hoje com 26 escolas em tempo integral funcionando, o Ceará terá mais 40 equipamentos neste regime a serem abertas no ano que vem. No Interior, serão, além de mantidos, ampliados os recursos para reformas e aprimoramento das escolas pelos municípios cearenses. Segundo Camilo Santana, a intenção é intensificar o planejamento e alcançar novas metas para a área educacional no Ceará nos próximos anos.
Apesar do momento de crise econômica, o Ceará tem mantido os investimentos na área da educação. Hoje, o estado é o segundo do Brasil mais bem equilibrado em suas contas. Em 2015, foi o terceiro com maior volume de investimentos públicos do País. A expectativa, de acordo com Camilo Santana, é seguir com o mesmo nível de investimento nos próximos anos de gestão.
Em 2017, o Governo do Ceará financiará 100 professores para que cursem mestrado. A medida visa a estimular a qualificação profissional dos educadores estaduais e incentivar o aperfeiçoamento da Educação cearense. O governador anunciou também o aumento do prêmio ofertado pelo Programa Aprender pra Valer, que tem como finalidade elevar o desempenho acadêmico dos alunos do ensino médio, de 10 para 50 escolas contempladas.
Veja as melhorias que Camilo Santana anunciou para a educação em 2017:
– Financiamento de 100 mestrados para profissionais da educação para incentivar a melhoria na formação;
– Aumento do prêmio Aprender pra Valer para 50 escolas – antes eram apenas 10;
– Servidores administrativos da Seduc: nova gratificação para melhorar a remuneração a partir de fevereiro;
– Serão mais 40 escolas de ensino médio que funcionarão em tempo integral no estado;
– Ampliação do volume de recursos para reformas e melhoria das escolas de todo o interior do Ceará;
– Contratação de 30 psicólogos e seis advogados para ajudar as escolas do estado.
Fotos: Reprodução.