Nos últimos anos, a sustentabilidade se tornou uma pauta (e uma atitude) quase obrigatória. Nesse contexto, a Prefeitura de Fortaleza vem buscando aliar o foco econômico a ações que visam o bem estar social e ambiental. Para isso, desenvolve o Programa de Empreendedorismo Sustentável, que em três anos de atividade prestou mais de 55 mil serviços, ultrapassando a meta estabelecida de 10 mil atendimentos um ano antes do previsto.
A iniciativa incentiva o pequeno empreendedor a sair da informalidade e oferece mecanismos para a sustentabilidade do negócio, oferecendo capacitação e consultoria gerencial, acesso ao microcrédito e apoio na comercialização de produtos e serviços.
Em relação ao eixo formalização de negócios, Fortaleza ocupa, atualmente, o segundo lugar da região Nordeste e o sexto do Brasil dentre as capitais. Somente o Programa de Empreendedorismo Sustentável realizou 6.161 formalizações como microempreendedor individual nos últimos três anos, além de 10.733 atendimentos em capacitações e consultorias realizadas até novembro último.
Como parte integrante ao Programa no eixo de comercialização, o projeto Feiras de Pequenos Negócios de Fortaleza ampliou os espaços para comercialização dos produtos regionais, além de oferecer orientação aos empreendedores na gestão de negócios, permitindo o crescimento profissional e melhoria da renda dos pequenos produtores.
No período de janeiro a novembro deste ano, foram realizadas 341 feiras em Fortaleza, proporcionando mais de 16 mil atendimentos aos pequenos empreendedores. Ao todo, 919 feiras auxiliaram no incremento da renda de cerca de dois mil pequenos produtores nos últimos três anos, com o faturamento de R$2.889.677,87.
O que mais precisamos em nosso país é da força do fazer acontecer, mas de um fazer acontecer consciente, não é mesmo? E já que sustentabilidade pressupõe solidariedade, uma forte consciência do coletivo e ética em seu sentido mais elevado: a busca do bem comum, o Programa de Empreendedorismo Sustentável ajuda a pôr em prática a teoria de que pequenas ações podem ser tomadas para tornar uma empresa amiga do meio ambiente.
Fotos: Reprodução.