Passada as festas de fim de ano, a CAIXA Cultural Fortaleza reabre nesta terça-feira (03), a exposição Pererê do Brasil. A mostra da Turma do Pererê, uma obra de histórias em quadrinhos criada por Ziraldo, segue até o dia 5 de fevereiro, como oportunidade para o público cearense revisitar e compreender a trajetória deste personagem.
A exposição resgata e revela como surgiram o Pererê, mostrando suas diversas fases, em diferentes e importantes veículos e editoras do País ao longo de 55 anos. Além disso, a mostra também reúne a eclética turma do personagem, composta pelo indiozinho Tininim e alguns animais típicos da fauna brasileira, como o macaco Alan, o jabuti Moacir, a coruja Professor Nogueira, o tatu Pedro Vieira, o coelho Geraldinho e a onça Galileu, que, como nas fábulas, interagem com os humanos.
Alegria e humor são os fios condutores desta exposição, que busca valorizar os aspectos regionais da cultura brasileira. Com identidade visual baseada na linguagem das histórias em quadrinhos, “Pererê do Brasil” leva o visitante ao clima da Mata do Fundão, onde uma linha do tempo conta toda a vida deste personagem. Em vitrines, o público poderá conferir as revistas originais e pranchas com desenhos, livros, cartilhas e demais produtos. E não acaba por aí! Dois monitores de TV reproduzirão 17 histórias da Turma e um painel também mostrará um mosaico de fotos que reproduz toda a Turma e serve de cenário de fundo para registros dos visitantes.
Objeto de mais de uma dezena de teses de mestrado, tema de livros, além de personagem de campanhas publicitárias e institucionais, Pererê foi personagem da primeira revista em quadrinhos brasileira, em cores, de um único autor. Sua trajetória está ligada diretamente ao crescimento da indústria de quadrinhos no Brasil, além de ser uma das mais importantes obras de Ziraldo. A exposição, dessa forma, é uma ótima pedida tanto para o público infantil, quanto para os apaixonados por quadrinhos.
Serviço:
Exposição: “Pererê do Brasil” – Ziraldo
CAIXA Cultural Fortaleza – Galerias 1 e 2 (Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema)
Até 5 de fevereiro de 2017 – Terça-feira a sábado, das 10h às 20h; domingo, das 10h às 19h
Entrada gratuita
Fotos: Reprodução